JHC deve criar até quatro novas secretarias na prefeitura de Maceió
   10 de janeiro de 2023   │     8:51  │  1

A Câmara de Vereadores de Maceió aprovou, no dia 3 deste mês, o projeto de Lei Delegada, que na prática autoriza o Executivo mudar a sua estrutura administrativa. O prefeito JHC terá 100 dias para fazer mudanças de finalidades, criar ou extinguir órgãos administração municipal.

A expectativa é que o prefeito promova modificações criando de quatro a cinco novas secretarias municipais.

A expectativa é que seja criadas as secretaria da mulher e direitos humanos, da ciência, tecnologia e inovação, da habitação e meio ambiente, além do desmembramento da secretaria de turismo e esportes em duas.

Atual a área do meio ambiente de Maceió, que já teve secretaria específica, está vinculada a estrutura da Sedet.
O secretário de Governo da prefeitura de Maceió, Junior Leão, explica que não existe ainda uma definição sobre quantas ou quais pastas serão criadas.

“Esse é um tema que está em avaliação. Com a aprovação da Lei Delegada, o prefeito JHC vai ouvir os técnicos com o objetivo de tornar a gestão mais eficiente, focada nos resultados para o cidadão”, aponta.

De acordo com Leão, a reforma surge como necessidade de aperfeiçoamento da administração, “especialmente agora que estamos começando o terceiro ano de gestão, com tempo suficiente para o prefeito pensar uma nova estrutura e reorganizar a gestão, sempre buscando economicidade, transparência e eficiência”, aponta.

Ritmo

A reforma, aponta Leão, também deve ajudar JHC a “acelerar” ações da prefeitura, principalmente na realização de obras que estão previstas até o final de 2024.

“Temos muitos investimentos programados até o final de 2024, com recursos próprios. O município está bem equilibrado. O prefeito está programando obras e entregas para população até últimos dias de 24. Temos muita novidades, incluindo o mercado da produção. O prefeito quer antecipar o início das obras logo, na parte que tem contrapartida do município. São muitas ações, tudo planejado, com muita agenda externa”, adianta.

 

Plenário da Câmara de Vereadores de Maceió aprova Lei Delegada (Foto: assessoria)

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Câmara aprova Lei Delegada para municio alterar estrutura administrativa, Empréstimo, Lei de Incentivos Fiscais e Passe Livre

Os vereadores de Maceió se reuniram em sessão extraordinária, convocada pelo presidente vereador Galba Netto (MDB), na tarde desta terça-feira (03). Em pauta quatro projetos encaminhados pelo prefeito JHC (PL). O mais complexo e que recebeu emendas trata da Lei Delegada que autoriza o Executivo a promover mudanças em sua estrutura administrativa com a criação, supressão ou até fusão de órgãos.

Segundo Galba o município quer dar agilidade em suas ações e garantir as mudanças necessárias que otimizem a máquina pública. Isto para que tantos os serviços prestados, como seus resultados cheguem com mais qualidade para a população.

“Por isso a casa tinha a necessidade de fazer essa discussão inicial e irá acompanhar todas as mudanças que serão realizadas conforme entendimento entre os parlamentares”, adiantou o presidente.

Conforme explicou o primeiro secretário, vereador Marcelo Palmeira (PSC), relator da matéria, duas alterações foram feitas no texto original por meio de emendas. A primeira foi quanto ao tempo para encaminhamento do projeto final que caiu de 180 para 100 dias.

“A outra é quanto ao orçamento. Sempre que for haver alteração será a Câmara de Maceió que irá fazer a discussão e análise”, explicou Palmeira.

Uma outra proposta aprovada envolve o empréstimo de R$ 25 milhões junto à Caixa. Os recursos serão investidos no Programa Moderniza Maceió, com obras em toda a cidade.

Leia aqui na íntegra: Câmara aprova Lei Delegada para municio alterar estrutura administrativa, Empréstimo, Lei de Incentivos Fiscais e Passe Livre

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcelo

    Com todos os defeitos possíveis, na gestão de Cícero Almeida havia a Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente – SEMPMA – que funcionou muito bem durante a gestão do ambientalista Ricardo Ramalho, depois com sucessivas mudanças houve um retrocesso considerável e agora essa invenção de “Secretaria de Habitação e Meio Ambiente”, que não tem nada a ver. Acorda JHC!

Comments are closed.