JHC e anuncia maior programa de creches da história de Maceió
   19 de janeiro de 2023   │     19:36  │  5

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), começou o ano de 2023 com uma agenda mais intensa de visita a projetos realizados pela sua gestão nas ruas e bairros da capital. A ‘largada’ da nova fase foi na quarta-feira (04/01), nas obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), do Ouro Preto. JHC chegou ao local acompanhado de 12 vereadores.

Uma semana depois, no dia 12 de janeiro, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, o prefeito deu ordem de serviço para a ampliação de 4 creches no Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Cidade Universitária.

“A nova unidade de ensino (Outro Preto) já está em fase final e deverá ser entregue para a comunidade em breve. A creche vai atender crianças de zero a cinco anos e já conta com 177 crianças matriculadas, tendo capacidade para mais de 300 alunos”, informa a prefeitura.

Já a ampliação das quatro unidades na parte alta da cidade vai garantir mais de 500 vagas para os alunos das comunidades, informa a prefeitura.

As duas agendas fazem parte de um esforço da gestão para diminuir a falta de vagas em creches públicas no município.

Maceió é a segunda capital brasileira com maior déficit. O Índice de Necessidade de Creches (para crianças de 0 a 3 anos) feito pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal mostra que as capitais com maior necessidade de vagas são Salvador (63,3%), seguida por Maceió (59%) e São Paulo (58,3%).

A capital de Alagoas tem hoje 86 mil crianças de 0 a 6 anos, faixa da educação infantil.

Para ‘zerar’ o déficit que herdou de gestões anteriores, JHC vai anunciar nos próximos dias o maior programa de construção de creches da história de Maceió.

“Serão 70 novas creches”, aponta o prefeito. “Nossa gestão prioriza a Educação e as pessoas. Vamos trabalhar para ofertar todas as vagas que as famílias de nossa cidade precisam em creches e escolas”, reforça

O Plano Nacional de Educação determina que 50% das crianças até 3 anos de idades sejam matriculadas até 2024. No caso de Maceió, o objetivo da prefeitura é superar a meta.

As 70 creches que serão construídas terá, cada uma, cerca de 400 vagas, totalizando a abertura de 28 mil novas vagas, o que seria suficiente hoje para zerar o déficit na capital.

“A meta é acabar com essa defasagem de vagas na primeira infância”, aponta o prefeito, A construção de creches faz parte do programa “primeira infância maceioense” que vai ser lançado pela prefeitura nos próximos dias.

O processo de licitação foi aberto através de Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), que deve reduzir o prazo para a contratação dos serviços.

O objetivo é começar a construção, ainda este ano, de até 30 creches. Para isso, a prefeitura já iniciou processos para desapropriação de áreas onde elas serão construídas.

Recursos próprios

A construção das novas creches, assim como outros projetos que serão executados, aponta o prefeito, foi viabilizada a partir de um esforço da gestão para ajustar as contas públicas. “Racionalizamos as despesas, trabalhamos para aumentar a arrecadação e agora os resultados desse esforço começarão a chegar com maior intensidade até as pessoas. Nossa prioridade é melhorar a qualidade de vida, para isso vamos investir mais em educação, saúde e mobilidade”, aponta.

Prefeito JHC durante visita às obras na creche Luiz Calheiros. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Saiba mais:

Prefeito JHC autoriza a ampliação de cinco creches no Benedito, Tabuleiro e Cidade Universitária

Prefeito JHC visita obra da Creche Luiz Calheiros, no Ouro Preto, e destaca estrutura inovadora

Veja aqui: o Índice de Necessidade de Creches

 

 

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Josiane Bandeira de Barros

    Deveriam também construir mais creche no bairro do jacintinho, na imediações acima um pouco do canal cinco TV.

  2. Maria Silene da Silva Cavalcante

    Parabéns prefeito. Quem sabe, consigo entrar nessas creches e concluir meu tempo de serviço,como professora.

  3. Ferton Araujo

    E quando teremos concurso público para suprir os feitos, pois fazer creche,postos e outros e abrigar afiliados através de pss

  4. GUSTAVO DOS SANTOS

    No que o JHC diz eu só acredito quando tiver inaugurado até pq a creche do Ouro preto a ordem de serviço foi assinado em 30/12/20 ainda com Rui Palmeira e entregou depois de 3 anos! JHC e mentiroso

  5. Adriana Tavares da Costa

    Como faço para fazer parte dos colaboradores de uma dessas creches.
    Tenho experiência com crianças.
    Preciso muito dessa oportunidade.

    Desde já agradeço pela compreensão,
    Adriana Tavares.

Comments are closed.