Lira reúne bancada de AL e tem 8 dos 9 votos do Estado: “PT fechou questão com Arthur”
   23 de janeiro de 2023   │     17:05  │  0

As disputas políticas locais (e ferrenhas) das eleições de 2022 em Alagoas serão deixadas de lado em nome da governabilidade do presidente Lula e dos interesses do Estado.

Dos 9 deputados federais diplomados de Alagoas, 7 apoiam a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, o deputado alagoano Arthur Lira (PP-AL). Com o próprio voto, ele terá a preferência de 8 entre 9.

No almoço que fez com a bancada do Estado, nesta segunda-feira (23/01), na residência oficial da Câmara dos Deputados, em Brasília, apenas dois dos novos deputados alagoanos estavam ausentes. Alfredo Gaspar de Mendonça (UB) justificou a falta por problemas de saúde na família, mas avisou que está com Lira. Luciano Amaral (PV) não chegou a confirmar presença. Sua ausência mostra que as feridas entre os grupos do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (MDB), de quem é aliado, com o grupo de Arthur Lira, seguem abertas. O voto de Luciano, salvo fato novo, não deverá ir para Arthur Lira.

Os demais deputados estavam lá. E declararam apoio. Paulão (PT), aproveitou o encontro para afirmar que o PT fechou questão em torno da reeleição de Arthur Lira.

“Também participou do nosso almoço a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que foi indicada pelo partido para compor a mesa diretora da Câmara dos Deputados”, aponta Paulão.

“O Arthur Lira aproveitou para fazer uma exposição do trabalho que realizou à frente da Câmara dos Deputados. Foi uma boa reunião, com diálogo em clima de descontração. Ele está fazendo isso todos os dias. Reúne as bancadas dos estados para pedir votos”, aponta.

Nesta segunda, o café da manhã foi com a bancada de Sergipe e o almoço com Alagoas. No jantar, será outra bancada. Todos os dias, serão três bancadas, até que Arthur Lira consiga reunir os deputados de 27 estados.

Paulão avisa que o desafio, agora, será formar blocos partidários para definir a participação nas comissões permanentes da Casa. A Federação Brasil (PT/PV/PCdoB) deve formar um bloco majoritário com outros partidos, a exemplo do MDB, União Brasil e PSD, pondendo chegar a 350 parlamentares.

“Por enquanto só que está fazendo oposição ao governo Lula é o PL e o Nono. Nos demais já existe aliança estabelecida partidos ou diálogo aberto. Em breve todos os partidos que não fazem oposição terão espaços no governo”, aponta Paulão.

O líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões (MDB-AL) também confirmou o apoio do partido a reeleição de Arthur Lira.

Bulhões defende um trabalho conjunto da bancada em prol de Alagoas. “Reunimos ha pouco a bancada federal de Alagoas a convite do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira para juntos traçarmos nosso foco de atuação ao longo deste ano. Temos a certeza de que unindo os esforços podemos colocar nosso Estado no topo, com investimentos em diversas áreas e um trabalho integrado”, disse.

“Agradeço ao presidente Arthur por também ser um grande democrata e representar diversas correntes políticas do Brasil, tornando o parlamento uma voz altiva e independente nesses 2 anos à frente da Câmara dos Deputados. Um grande orgulho para todos os alagoanos e colegas deputados que acreditam na isonomia dos Três Poderes”, disse.

O MDB, em que pesem as “rusgas” locais, também está fechado com a reeleição de Arthur Lira na Câmara dos Deputados.

Bancada federal de Alagoas se reúne com Arthur Lira (foto: reprodução Instagram)