Longe das “intrigas”, Lopes consolida trabalho no IMA com apoio do governador
   28 de março de 2023   │     16:26  │  0

O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas é um dos poucos quadros do Executivo que tem hoje reconhecimento dentro e fora do governo.

Apesar da atuação rigorosa quanto se trata do combate a crimes ambientais, Gustavo Lopes ganhou a aprovação do setor produtivo pela sua gestão focada em resultados.

O maior diferencial entre o IMA antes e depois de Lopes, segundo líderes de setores como a indústria, sucroenergético ou agropecuário, é a agilidade e a transparência. Os processos de licenciamento ambiental ganharam celeridade na avaliação destes dirigentes.

Lopes também é reconhecido pela pegada digital do órgão, que passou a ter um complexo centro de monitoramento, baseado no uso de softwares de última geração e pela criação de aplicativos como o IMA Denuncie, que permite a qualquer pessoa denunciar anonimamente um crime ambiental a partir do telefone celular.

Especializado em gestão ambiental, Lopes foi uma das apostas do ex-governador Renan Filho. Deu tão certo que foi um dos poucos gestores a permanecer na gestão durante todo o governo. E foi o resultado do seu trabalho que levou o governador Paulo Dantas a convidá-lo a permanecer na presidência do órgão.

Lopes aceitou o desafio de ficar mais quatro anos no IMA, mas não sem se virar alvo de “intrigas” e de “fofocas”. Neste caso, os “ataques” não parecem partir do Palácio dos Palmares. Ao contrário, partiu do governador Paulo Dantas a autorização para a Secretaria de Comunicação emitir uma nota (veja abaixo), na semana passada, informando que Gustavo em “absoluta confiança do Governo de Alagoas”.

A nota veio após publicação de informação em sites locais de que o governador Paulo Dantas teria decidido “comandar” o IMA. Apesar de “redundante”, na medida em que o governador comanda tudo no Executivo, literalmente, o pano de fundo da “história” foi a criação de um conselho de administração no IMA para aprovação de licenças ambientais.

A versão seria de que o novo conselho, formado por três pessoas, esvaziaria os poderes de Lopes. Na verdade, se houver algum esvaziamento – anote aí – será do Cepram, conselho que tem (tinha?) entre suas atribuições aprovar licenciamentos ambientais.

E quanto a Lopes, segue á frente do IMA na mesma balada. Nessa segunda-feira 927/03) ele foi recebido pelo governador Paulo Dantas para apresentar mais uma novidade do órgão, o talonário eletrônico.

O registro foi feito pelo governador Paulo Dantas em suas redes sociais. “Novidade bacana o Gustavo Lopes, Presidente do IMA trouxe pra nos mostrar: o talonário eletrônico é a nova ferramenta que o órgão utiliza para dar agilidade aos processos de fiscalização”, disse Paulo Dantas.

“Agora os fiscais não precisam preencher dados no papel, basta usar o aplicativo e a impressão da situação do local sai na hora na maquininha. Isso evita ilegalidades e traz agilidade para nós”, reforçou o governador.

“Graças a essa desburocratização que o IMA tem investido, várias empresas estão se instalando em Alagoas. Isso atrai mais desenvolvimento e nos torna ainda mais destaque! Parabéns, Gustavo! Você tem feito um ótimo trabalho à frente do IMA”.

Veja aqui o Instagram de Paulo Dantas

Gustavo Lopes ao lado de Paulo Dantas (Foto: reprodução Instagram)

Veja a nota

SECOM-AL: Gustavo Lopes tem absoluta confiança do Governo de Alagoas

A Secretaria de Comunicação de Alagoas entrou em contato com o blog para contestar a informação de que o governador Paulo Dantas esteja irritado com o presidente do IMA, Gustavo Lopes. “Não procede a informação de que haja qualquer falta de sintonia entre o governador e o presidente do IMA. A confiança do governador em Gustavo Lopes está intacta”, afirmou a Secom.

De acordo com a Secretaria, nunca houve qualquer atrito entre Paulo Dantas e Gustavo Lopes ou descumprimento de qualquer ordem. Sobre as decisões em relação ao Conselho de Administração do IMA, são naturais e contaram com a contribuição do presidente do IMA na escolha.