Luciano Barbosa tenta se “reaproximar” do governo de Paulo Dantas
   6 de janeiro de 2023   │     13:38  │  0

O prefeito de Arapiraca dá novas demonstrações de um “pragmatismo” bem peculiar. Durante a campanha eleitoral de 2022, Luciano Barbosa manteve-se filiado ao MDB, mas foi o único dirigente da legenda no Estado que fez campanha contra os candidatos majoritários  do partido.

Barbosa foi as ruas pedir votos contra o senador diplomado e atual ministro dos Transportes, Renan Filho no primeiro turno e o governador reeleito, Paulo Dantas. Como a prioridade era a eleição de seu filho, Daniel, para a Câmara dos Deputados, Renan e Paulo foram os mais votados em Arapiraca.

No segundo turno das eleições, o prefeito chamou para si a responsabilidade pela campanha do então candidato ao governo do União Brasil. Luciano usou toda a sua força para reverter a votação e ajudou Rodrigo Cunha a ter 60% dos votos contra Paulo Dantas, um dos melhores resultados conseguidos pelo senador do UB.

No calor da campanha, muitas declarações nada elogiosas foram dadas pelo prefeito contra os canidatos do MDB.

Encerrada a apuração, Barbosa deu sinais de que desarmaria o palanque. Foi as redes sociais, no dia 31 de outubro para “parabenizar” o governador reeleito. “O governador eleito é governador de todos os alagoanos. É assim que funciona na democracia que eu zelo e defendo. No que depender de mim estarei sempre pronto para ajudar”, disse.

Nos últimos dias, o prefeito de Arapiraca e seu filho, o deputado federal diplomado Daniel Barbosa (PP-AL) tem dados sinais de que buscam uma aproximação do governo de Paulo Dantas. Ou melhor, uma “reaproximação” do governador e do seu grupo. Até o começo da campanha eleitoral de 2022, Luciano sinalizava internamente que votaria em Renan Filho e Paulo Dantas, mas subiu ao palanque contra os dois.

Nas redes sociais, Luciano fez novos agradecimento a Paulo Dantas. “Quero parabenizar e agradecer o Governador Paulo Dantas pela celeridade e presteza na obra da reforma e ampliação do aeroporto de Arapiraca. Uma obra simples mas extremamente significativa para a nossa cidade pois vai dar condições de tráfego para voo comercial regional. Nesse sentido, em menos de 6 meses, o governador Paulo Dantas fez, em Arapiraca, uma obra importante. Merece o nosso reconhecimento”, registrou o prefeito.

No paralelo, Daniel Barbosa surpreendeu ao participar da posse de Renan Filho esta semana no Ministério dos Transportes. Foi lá, posou para fotos ao lado do senador diplomado, do governador Paulo Dantas e de vários outros “adversários” de campanha. “Como deputado federal e seu conterrâneo, não poderia deixar de prestigiar este momento tão importante para o Brasil, principalmente para os alagoanos. Acredito que o nome de Renan Filho foi uma escolha assertiva do presidente Lula”, registrou Daniel em seu Instagram.

Luciano segue no MDB. Mesmo tendo feito campanha contra os candidatos do partido, não deixou a legenda, nem foi “convidado” para sair.  Daniel segue filiado ao PP de Arthur Lira, mas agora com “independência” para fazer alianças com  o governo Lula em Brasília e, quem sabe, com o governador Paulo Dantas em Alagoas.

Na busca pela “reaproximação”, Luciano parece que sabe usar – e bem – a “força” de Arapiraca, incluindo e do mandato de Daniel Barbosa. Afinal, o que está em jogo agora é outra eleição – a de 2024. Mas essa é outra história.