Nova guerra entre Renan e Arthur Lira “abala” o Congresso Nacional: “tiranete”
   23 de março de 2023   │     13:03  │  1

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) aumentou esta semana o tom das críticas contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que é acusado de agir contra a Constituição ao barrar a formação de comissões mistas para análise de medidas provisórias.

Lira tenta manter o rito estabelecido durante a pandemia, em que as MPs deixaram de ser analisadas em comissões formadas por representantes do Senado e Câmara.

A nova guerra entre os dois dos, que estão entre os principais líderes na política de Alagoas e do Brasil, abala o Congresso Nacional e tem levado ao “enfrentamento”, ainda que sutil, entre os dirigentes das duas Casas – Senado e Câmara dos Deputados.

Desde 2020, em função das restrições da pandemia as MPs estão sendo levadas diretamente a plenário, com relator inicial sendo escolhido por Arthur Lira. O rito dá mais poderes a Câmara e seu presidente, em detrimento das funções do Senado, no modelo de bicameralismo estabelecido pela Constituição brasileira.

Por enquanto, Renan avança sobre o “campo inimigo”, enquanto Arthur Lira tenta ganhar tempo. O presidente da Câmara quer apresentar uma PEC para mudar a regra de análise das MPs, mas o Senado passou a fechar questão sobre o tema.

Em entrevista, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco defendeu a manutenção das comissões mistas e anunciou uma solução para o impasse nos próximos dias, enquanto Arthur Lira tenta amortecer o impacto das críticas que vem recebendo de Renan.

Em coletiva nesta quinta-feira, após reunião com líderes da Casa, Lira fez menções diretas e indiretas a Renan Calheiros (MDB-AL), em razão do encaminhamento dado à questão de ordem do Senado, proferida em plenário na quarta-feira, de retomar unilateralmente as comissões mistas, razão de disputa desde o começo do mês passado entre ambas as Casas.

Renan apresentou questão de ordem em plenário nessa quarta-feira (22/03) sugerindo a criação, de forma unilateral, das comissões mistas. Se aprovada por líderes do Senado, a questão de ordem deve impor derrota a Lira.

Questão doméstica?

Pode até não parecer, mas a disputa entre os dois no campo nacional vai muito além de questões “domésticas”. Na política nacional Renan sempre esteve em campos diferentes de Arthur Lira. O senador tem trabalhado para construir uma base democrática de sustentação do governo do presidente Lula, enquanto o deputado articula para aumentar a influência e participação do Centrão no Executivo.

Embora o pano de fundo seja outro, a disputa nacional não deixa de alimentar a briga local. E, claro, que a disputa doméstica também estimula mais e mais batalhas no plano nacional. E vai ser assim até que um dia os dois sentem para estabelecer o armistício.

Tiranete

Em meio a “batalha” das MPs, Renan foi ao Twitter para mais uma vez criticar Lira por tentar manter o rito que seria inconstitucional. “Há 55 anos Artur Costa e Silva editou o AI-5 [Ato Institucional Número 5]. Outro tiranete, Arthur também, quer rasgar a Constituição e baixar o LIRA AI 2,5 para fechar o Senado e usurpar nossas funções”, criticou Renan.

“As MPs são provisórias. A democracia, a separação dos poderes e o bicameralismo são para sempre”, completou o senador.

Saiba mais

Lira critica Renan e afirma que 13 MPs serão votadas na próxima semana

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. José

    Lira, se acha, porém nele nada tem. A política e soberania de um povo, mas seu agente nós da nojo.
    Lira chegou onde está não foi por sua eloquência, mas sim, pela sabotagem do favorzinho.

Comments are closed.