O “último” a deixar o ninho: depois de 32 anos, prefeito troca PSDB pelo MDB
   24 de janeiro de 2023   │     2:01  │  0

Durante o governo de Teotonio Vilela Filho (2007/2014) o PSDB foi elevado a categoria de maior partido de Alagoas, com segundo maior número de prefeitos, maior bancada de deputados estaduais boa representação na bancada federal do Estado.

O partido chegou a governar as duas maiores cidades do Estado, Maceió e Arapiraca e elegeu, nas eleições de 2012, 23 prefeitos no Estado.

Em 2016, o PSDB perdeu um pouco de musculatura, mas conseguiu eleger 17 prefeitos, incluindo os de Maceió, Palmeira dos Índios e Arapiraca.

Ao longo do mandato o partido foi perdendo musculatura e nas eleições de 2020, o PSDB conseguiu eleger apenas 2 prefeitos. Um deles, Valmiro Gomes, de Poço das Trincheiras, deixou o ninho tucano em 2021, se filiando ao MDB. A ‘baixa’ não causou surpresa. Valmiro nunca foi um tucano de ‘carteirinha’ e sempre manteve boa relação com o grupo do senador Renan Calheiros.

O outro prefeito eleito pelo PSDB em 2020 foi Jorge Dantas. Foi a sua quarta eleição para comandar Pão de Açúcar. Todas as quatro pelo partido.

Jorge Dantas é o último político de prefeito a deixar o ninho. Nesta segunda-feira (23/01), ele assinou a ficha do MDB, levado pelo primo e aliado Paulo Dantas (MDB), governador de Alagoas. Não foi para ele uma decisão fácil. Foram quase 33 anos de PSDB, de relação histórica com o ex-governador Téo Vilela, de quem foi secretário de Agricultura.

A partida de Jorge, no entanto, foi facilitada – e muito – pelo ‘desmonte’ do PSDB promovido pelo seu ex-presidente senador Rodrigo Cunha, que deixou o ‘ninho’, para disputar o governo pelo União Brasil. Para trás, fica um partido sem nenhum deputado estadual, sem nenhuma representação na bancada federal, sem vereador em Maceió e na maioria das cidades alagoanas.

O PSDB perdeu também militantes históricos, restando como principal referência o seu presidente de honra, Téo Vilela. Mas, fora da política, pouco pode fazer para trazer os ‘bons tempos’ de volta ao ninho.

Prefeito, com boas chances de reeleição no próximo ano, Jorge olha para a frente, sem esquecer do que passou.

“Desde quando entrei na politica, entendi e valorizei a representação partidária como síntese da construção coletiva. Foram quase 33 anos de PSDB, praticamente uma vida dedicada ao partido, ao qual sou muito grato pelo acolhimento e aprendizado.”, disse Dantas nas suas redes sociais.

“Hoje, a convite do Governador Paulo Dantas e do Senador Renan Calheiros, filiei-me ao MDB. Estou feliz e muito satisfeito, pois esta decisão foi tomada por entender que o projeto político do MDB fez de Alagoas exemplo de desenvolvimento. Sinto-me honrado em poder contribuir a partir de agora, como membro deste partido de importância notável na história do Brasil. Vamos juntos por Pão de Açúcar! Vamos Juntos por Alagoas!”, disse Dantas.

Renan e Paulo Dantas filiam Jorge Dantas ao MDB de Alagoas (Foto: divulgação)

Mesmo destino

O PSDB não foi o único partido que ficou sem prefeitos em Alagoas. O PSC, que elegeu três prefeitos em Alagoas em 2020, já havia perdido Flávio Lira (Feira Grande) para o PP e Renato Filho (Pilar) para o MDB no ano passado. Nesta segunda, a prefeita de Atalaia, Ceci Rocha, foi para o MDB, deixando o PSC sem nenhuma prefeitura no Estado.

O PL perdeu um prefeito, o PP 2 e o Republicanos mais dois. Mas essa é outra história.

Renan e Paulo Dantas recebem prefeitos de várias regiões que assinaram ficha de filiação ao MDB/AL (Foto: divulgação)

Mais sete

Jorge não foi só para o MDB. Outros seis prefeitos assinaram a ficha de filiação junto com ele, como informa texto da assessoria do partido.

Mais 7 prefeitos alagoanos se filiam ao MDB

Partido se fortalece para eleição municipal de 2024 e projeta superar 60 prefeituras até lá

Maior partido político de Alagoas, o MDB continua crescendo e se preparando para a disputa eleitoral do próximo ano, quando estarão em jogo mandatos de prefeito e de vereador nos 102 municípios do Estado.

Nesta segunda-feira, 23, o senador Renan Calheiros, presidente estadual do partido, abonou ao lado do governador Paulo Dantas, as fichas de filiação de sete novos prefeitos que migraram de outros partidos para o MDB alagoano.

Assinaram a ficha de filiação os prefeitos de Junqueiro, Leandro Silva; de Major Isidoro, Theobaldo Cintra; de Olho D’Água das Flores, José Luiz dos Anjos; de Pão de Açúcar, Jorge Dantas, e de Atalaia, Ceci Rocha. Também se filiaram ao MDB os prefeitos de Olivença, Josimar Dionísio, o Jó, e de Mata Grande, Edivaldo Mandu.

Na eleição municipal passada, em 2020, o MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em Alagoas, alcançando um total de 38 em todo o Estado.

Com essas novas filiações, o MDB-AL passa a contar com 61 prefeitos em suas fileiras alagoanas. Em breve, novas filiações deverão ser anunciadas pelo partido. O MDB prevê chegar a 80 prefeitos em Alagoas.