Por mérito: Renata chega a Secretaria da Fazenda alinhada com Paulo
   13 de março de 2023   │     19:56  │  0

Servidora de carreira da Eletrobras, Renata dos Santos chegou a Secretaria da Fazenda por mérito. “Mulher, negra, competente”, resumiu Paulo Dantas durante a entrevista coletiva em que foi anunciada a sua indicação para o cargo, realizada nesta segunda-feira (13/03), no no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

“Antes da Renata só uma mulher foi secretária da Fazenda. Foi a Fernanda Vilela que ocupou a pasta por um breve período no governo do irmão dela, o Téo Vilela”, disse Paulo Dantas.

Renata chega ao “comando” – literalmente – da equipe econômica alinhada com o governador e com sua equipe. E vai contar, ainda, com apoio e orientação do ex-secretário George Santoro.

“O George fez um grande trabalho e vai continuar no nosso grupo, inclusive já se colocou a disposição para ajudar no que for preciso”, resumiu o governador.

A sintonia entre o governador e Renata foi construída ao longo dos últimos meses no governo. Ela foi convidada para assumir a Secretaria de Planejamento e Gestão em maio do ano passado e se sobressaiu pela capacidade de trabalho. “Trabalha todos os dias e com muita disposição. Ontem mesmo (domingo) estava trabalhando por Alagoas”, disse Paulo Dantas.

Investimentos

A nova secretária de Estado da Fazenda e ex-secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata Santos, disse na coletiva que vai trabalhar, junto ao governador Paulo Dantas, para manter o nível de investimento em Alagoas.

“Ser secretária da Fazenda é complicado. Sou originária da área financeira, fui adjunta de George até maio do ano passado, tenho a casa dele como minha casa. É importante ter profissionais de carreira dedicados. Estou tranquila em assumir a Fazenda neste momento, pois teve um processo de modernização ao longo dos anos. Temos um grande projeto na parte tributária e tenho certeza de que seguir com esse projeto vai contribuir bastante com o governador, para que a gente consiga manter o nível de investimento. Estou pronta, é um grande desafio, mas com a tranquilidade de encarar e a humildade de pedir ajuda quando precisar.

Quem é

Economista, 41 anos, Renata tem uma filha, é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já trabalhou como assessora da comissão de orçamento na Câmara de Vereadores do Rio, trabalhou na Sefaz RJ e, em seguida, tornou-se servidora a Eletrobrás. Na estatal, liderou a área financeira do Programa Luz para Todos e foi a primeira mulher a ocupar o cargo de gerência deste setor. Em Alagoas trabalhou como Secretária Especial do Tesouro na Sefaz por seis anos até ser nomeada, em maio do ano passado, como secretária de Planejamento e Gestão.

Renata dos Santos (Foto: Agência Alagoas)