Primeiros 30 dias no “novo governo” demarcam nova fase de Paulo Dantas
   30 de janeiro de 2023   │     19:34  │  0

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) vive, de fato, uma nova fase. De demarcação, de delimitação mesmo, entre o que ele foi no primeiro governo e o que ele é agora.

Nos primeiros dias, depois de eleito governador na Assembleia Legislativa, em 15 de maio de 2022, Paulo Dantas precisou lidar com a pressão de ser candidato à reeleição e com uma presença ainda muito forte do ex-governador Renan Filho, atual ministro dos Transportes.

Passada a eleição e todos os seus imbróglios, Paulo Dantas entrou num período de transição – literalmente. Novembro e dezembro de 2022 foram meses para ‘baixar a temperatura’ e preparar os quatro anos de governo que devem ter a “marca” de Paulo Dantas.

E essa nova “cara”, cada vez mais sua, começou a ser mostrada com a Lei Delegada, que criou novas secretarias, ou com a nomeação da equipe.

Até o momento, em que pesem alguns senões, Paulo Dantas se esforça para honrar compromissos de campanha.

Os primeiros 30 dias na gestão foram nesse embalo. Ao mesmo tempo que inaugura obras herdadas do governo anterior – o seu e o de Renan Filho – Paulo Dantas tenta imprimir um ritmo todo seu ao governo, fazendo reuniões com secretários e focando a gestão em resultados.

Por conta dos compromissos de campanha o governador manteve a criação de novas Secretarias, 13o do Cria e o lançamento do programa Correria, entre outros, mesmo ciente de que essas iniciativas aumentam despesas num momento em que o caixa do Estado está sem “folga”.

Paulo não deixou no entanto de adotar medidas para recompor o caixa. Para compensar as perdas na arrecadação, provocadas por mudanças na legislação tributária dos combustíveis e energia, aumentou a alíquota de ICMS de alguns produtos.

Não ficou só nisso. Na Saúde, o corte de despesas virou uma “fratura exposta” no final do governo anterior e no início do atual.

Os ajustes de despesas e acomodação de pessoal estão sendo feitos na Sesau-AL com precisão quase cirúrgica. E não só lá. Em todos os órgãos, o governador tem cobrado, além de resultados, um controle de gastos, em busca do que ele costuma chamar de economicidade, com eficiência e eficácia.

O novo modelo de gestão, a nova fase de Paulo Dantas, não deixa de ter “efeitos colaterais” indesejados. Para o governador e sua equipe, o momento agora é de lidar com desafios diários. As pressões vem não apenas de aliados em busca de cargos, mas também com oficiais da PM em busca de promoções, concursados à espera de nomeações ou professores contratados cobrando salários.

Depois de “sobreviver” ao afastamento do governo em pleno segundo turno da campanha eleitoral, o governador dá sinais de que consegue lidar com a nova realidade e começa a demarcar, cada vez mais, sua gestão.

No Instagram, Paulo Dantas registrou:” Por aqui, os primeiros 30 dias de governo foram topados de trabalho, entregas, reuniões e muito planejamento”.

Daqui por diante, como será o ritmo? Como todo político, Paulo Dantas sempre sonhou em ser governador. Agora, tem mais 47 meses para fazer valer a pena. Para ele. E para todos os alagoanos.