PT de AL “exclui e retalia” candidatos do partido que tiveram mais votos em 2022
   14 de janeiro de 2023   │     19:05  │  1

Após eleição do presidente Lula e do governador Paulo Dantas, o PT de Alagoas ganhou nova musculatura – literalmente.

Com a eleição de um deputado federal e um estadual, o partido indicou dois secretários de Estado, além de outros cargos na estrutura do governo de Alagoas – um espaço proporcionalmente maior que o de outros partidos aliados de Paulo Dantas.

As indicações de Gino César e Maria José para Semarh e Semudh, respectivamente, no entanto foram feitas pelo grupo majoritário no diretório estadual.

De fora das indicações, os candidatos que tiveram mais votos na disputa fizeram uma carta dirigida aos filiados ao partido, que “vazou” para a imprensa.

A carta foi assinada por Judson Cabral, Welton Roberto e Basile Christopoulos, além de Ronaldo Medeiros. Juntos, eles tiveram 49 dos 64 mil votos nominais da chapa estadual do PT para a Assembleia Legislativa nas eleições deste ano em Alagoas. O partido somou 72 mil votos. O restante foi de legenda.

Na carta, os candidatos pediam para serem “ouvidos” na indicação de cargos. Conseguiram provocar apenas uma reunião da Executiva do PT em Alagoas, realizada no dia 30 de dezembro de 2022. No encontro, foram ratificadas as indicações do grupo majoritário do partido.

Desde então, o que se viu, segundo um influente interlocutor foi a “exclusão” dos nomes que assinaram a carta, além de um aparente processo de retaliação.

“Até o deputado Ronaldo Medeiros passou a ter dificuldades na relação, com a insinuação de poderiam tomar espaços que ele conquistou junto ao governo muito antes de voltar ao PT”, diz o interlocutor numa clara referência a indicações da Arsal.

O interlocutor reconhece que a carta foi um erro estratégico. “Era um documento interno, que não deveria ter vazado. O que eles defendiam era espaço para quem foi a luta e ajudou o partido a eleger um estadual e, principalmente, a eleger um federal. Todos eles foram fundamentais na eleição do Paulão. Sem eles, nosso deputado não seria reeleito. Embora o grupo tenha silenciado diante da decisão da Executiva, o processo de exclusão foi mantido e agora até mesmo o Ronaldo pode virar alto de retaliação porque foi solidário com os outros candidatos ao assinar a carta”, pondera.

Fique por dentro

Veja os outros textos que publiquei sobre a “crise” no PT de Alagoas

Indicação de cargos gera crise no PT de AL: “postura antidemocrática”

PT decide manter indicados como secretários no governo de Paulo Dantas

“Fui pego de surpresa com essa carta”, aponta presidente do PT em AL

 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.