Quem fez mais indicações políticas no novo governo de Paulo Dantas?
   5 de janeiro de 2023   │     21:14  │  0

Os leitores querem saber quem fez as indicações do novo secretariado do novo governo de Paulo Dantas.

A resposta é simples: a maioria das indicações é da cota pessoal do próprio Governador.

Alguns cargos no entanto tem indicações grupos políticos ou parlamentares. Na cota do deputado federal Paulão e da Federação Brasil, que reúne PT, PCdoB e PV estão três secretarias – Esportes,  Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Mulher e e Direitos Humanos.

Na cota do deputado federal isnaldo Bulhões está a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Indicações para algumas pastas como Segurança Pública, e órgãos como  Detran teriam sido discutidas conjuntamente com o grupo majoritário na Assembleia legislativa de Alagoas.

Em boa parte da secretarias a escolha foi claramente técnica ou pessoal,  a exemplo da Sefaz com George Santoro, da Seplag com Renata Santos, do Gabinete Civil com Luiza Barreiros, de Gustavo Pontes de Miranda na saúde, Joaldo  Cavalcante na Secom e Vitor Pereira na Secretaria de Governo.

Na Secretaria de Trabalho, a indicação do secretário Artur Albuquerque é do grupo do deputado Antônio Albuquerque.

Na secretaria de Prevenção a  Violência a indicação de Kelmann Vieira é da família Cavalcante, que tem duas prefeituras e uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Alguns ex-secretários que atuaram no governo de Renan filho ficaram junto com Paulo dantas uma escolha do atual Governador. Este seria o caso, além de George Santoro, de Mozart Amaral na Secretaria de Transportes e Desenvolvimento.

A indicação de secretários como Rui Palmeira na Seinfra e de Marcius Beltrão na Educação fazem parte de compromissos de campanha, assim como a indicação de Bárbara Braga na Secretaria de Turismo.

Em outras pastas não há clareza se houve indicação técnica ou política até o momento, nem se houve indicações dos senadores Renan Calheiros e Renan Filho e do deputado federal Rafael Brito.

Alguns outros grupos estão sendo contemplados no segundo escalão ou a indicação de cargos nas secretarias. Mas essa é outra história.