Safra de cana ainda nem terminou em AL e já é a maior em mais de seis anos
   15 de abril de 2023   │     15:23  │  0

A previsão era que a safra de cana 2022/2023 fosse encerrada neste sai (15/4) em Alagoas. Era. Contrariando todas estimativas anteriores, ao menos 10 das 15 usinas alagoanas seguem em operação e só devem parar quando não tiver mais cana no campo ou se a chuva “apertar”.

E foi a chuva a principal responsável pelo atraso na safra.  Normalmente as usinas de Alagoas encerram a moagem até a primeira quinzena de março. “O esforço das indústrias é para tirar toda a cana que ainda resta no campo, seja própria ou de fornecedores”, explica o presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira.

E o esforço produziu resultados. E resultados esperados: a atual safra de cana-de-açúcar  em Alagoas já é maior que anterior.  É maior também que a moagem dos últimos 6 anos no Estado.

As usinas alagoanas encerraram o mês de março com uma produção acumulada de 18,6 milhões de toneladas de cana processadas. Em comparação ao mesmo período da safra anterior, quando foram esmagadas 18,16 milhões de toneladas, a variação é de 2,42%.

Os dados são do boletim quinzenal de nº 14 do Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, com os números da moagem até o último dia 31 e representam a produção das 15 usinas em operação no estado. O levantamento aponta ainda que duas unidades (Taquara e Leão) já finalizaram o ciclo (até final de março, entretanto outras indústrias a exemplo da Uruba pararam desde então).

Das 15 unidades industriais alagoanas, 11 já haviam ultrapassado a marca de um milhão de toneladas de cana processadas na safra em março. Destas, apenas a Coruripe já havia superado dois milhões de toneladas de cana beneficiadas.

Mix

A produção de açúcar até o mês passado era superior a 1,3 milhão de toneladas. Em comparação a moagem anterior, quando o acumulado era de 1,4 milhão, houve uma variação negativa de 1%.

Apesar de a quantidade de cana moída já superar os números da safra anterior, a produção de etanol está abaixo da registrada março de 2022. Foram produzidos 417.534 milhões de litros contra 443.826 milhões de litros do ciclo passado. O que corresponde a uma variação de quase – 6%.

Cana-de-açúcar (foto Edivaldo Júnior) oi