Se as eleições fossem hoje, Davi estaria no segundo turno “contra” JHC
   10 de março de 2023   │     17:24  │  0

Dois dos adversários competitivos nas eleições de Maceió em 2020, JHC e Davi Davino Filho lideram as pesquisas de intenções de voto para e podem voltar a se “enfrentar” na nova disputa pela prefeitura da capital, que ocorrem daqui a 18 meses.

Se as eleições fossem hoje e os dois fossem candidatos, o atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL) e o ex-deputado estadual Davi Davino Filho estariam no segundo turno. É o que aponta a mais nova pesquisa de opinião sobre a preferência do eleitor para a prefeitura de Maceió.

O levantamento é do Instituto Falpe e foi realizado entre os dias 8 e 9 de março com 800 eleitores. A pesquisa tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

O Falpe fez uma sondagem completa, com vários cenários. Em todos eles JHC e Davi aparecem em primeiro e em segundo lugares.

Na questão espontânea, o resultado foi o seguinte:

JHC: 17,5%
Davi Davino: 10,5%
Rui Palmeira: 0,5%
Alfredo Gaspar: 0,25%
Rodrigo Cunha: 0,25%
Não opinaram: 71%

Na questão estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, o resultado foi o seguinte:

JHC: 40,5%
Davi Davino: 30%
Alfredo Gaspar: 8%
Delegado Fábio Costa: 7%
Rui Palmeira: 4%
Alexandre Ayres: 0,75%
Rafael Brito: 0,25%
Nenhum: 6%
Não opinaram: 3,5%

A pesquisa também quis saber o que o eleitor acha da administração do prefeito JHC. O resultado foi o seguinte:

Aprova :59,5%
Desaprova: 19,5%
Não opinaram: 21%

Qual o cenário de 2024?

Adversários em 2020, Davi e JHC se tornaram aliados nas eleições de 2022, em função de uma conjuntura que dividiu a política de Alagoas em dois grandes grupos ou blocos – um liderado pelo “quarteto fantástico” (MV, PD, RC e RF) o outro liderado por Arthur Lira e JHC.

Dependendo da manutenção destes blocos, Maceió deverá ter duas ou três grandes frentes disputando a prefeitura no próximo ano: JHC será candidato à reeleição, com apoio de Rodrigo Cunha e o grupo de Paulo Dantas terá um candidato de oposição. Falta saber se JHC manterá ou não a aliança com Arthur Lira.

Dependo dos desdobramentos, Maceió poderá repetir o cenário de 2020, quando três fortes candidatos brigaram – literalmente – para conseguir passar para o segundo turno. E, de novo, poderemos ver Davi disputando a vaga “contra”  JHC. Mas essa é outra história.