Aliado de Lira, senador que tentou “barrar” CPI da Braskem faz críticas a Renan
   5 de março de 2024   │     22:22  │  2

A assessoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos) distribuiu conteúdo que foi publicado pelo Blog da Bela Megale, em O GLobo. No texto, a jornalista lembra que o parlamentar alagoano ficou contra a instalação da CPI, que foi criada graças a requerimento e articulação de Renan.

“Aliado de primeira hora do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e inimigo político de Renan, Rodrigo Cunha tentou barrar a criação da CPI, mas agora critica o colega que saiu do colegiado porque não se viabilizou como relator.”,m diz a jornalista.

Megale cita críticas de Cunha  contra Renan Calheiros (MDB), que segundo o senador do Podemos poderá ser investigdo na CPI, por tesido, nos anos 70 presidente da Petroquisa – e como tal ter participado do conselho de administração da antiga Salgema.

A CPI teve, nesta terça-feira (05/3) seu primeiro dia de depoimentos, sem grandes novidades. Com maioria do governo a comissão dificilmente terá independência para investigar a Braskem na avaliação  de vários parlamentares.

Foi isso, ao fim e ao cabo, que provocou a saída de Renan da CPI. Ele sabia que não teria chances de aprovar, principalemente depois que foi preterido na escolha para a relatoria, um relatório contra Braskem.

Na avaliação de vários analistas, a atuação de parlamentares do governo, especialmente da Bahia (onde a Novavor, dona da Braskem tem muita influência) em alinhamento com Arthur Lira foi a responsável pela escolha de outro senador para relatoria. A tradição no Congresso é que o autoro do requerimento da CPI seja o presidnete ou o relator.

Preterido, Renan deixou a CPI alertando que a comissão corria o risco de ser “domada”.

Foto: reprodução

Fique por dentro

Veja o texto da Bela Megale 

Senador que integra CPI da Braskem diz que Renan Calheiros pode ser investigado
Por Bela Megale

05/03/2024 

Único alagoano na CPI da Braskem, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) disse que seu conterrâneo Renan Calheiros pode ser investigado pela Comissão.

Aliado de primeira hora do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e inimigo político de Renan, Rodrigo Cunha tentou barrar a criação da CPI, mas agora critica o colega que saiu do colegiado porque não se viabilizou como relator.

— Ele (Renan Calheiros) foi o presidente dessa empresa (Braskem) de que nós estamos falando. O resgate, hoje feito, dizendo que os problemas não começaram em 2018, e sim desde 1975, que inicia essa exploração, o coloca também numa situação que pode ser investigado. Temos aqui um passo a passo a ser seguido. Além disso, os senhores podem fazer qualquer pesquisa hoje, a informação é acessível a todos, ele foi denunciado, ele foi indiciado pela Polícia Federal, por receber propina direcionada e beneficiar a própria Braskem. Então, a presença dele como relator aqui contaminaria todo o processo — disse Rodrigo Cunha. A declaração foi dada à TV Senado.

Leia aqui na íntegra:

 

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sergio

    O clã sempre foi beneficiado pela Braskem,tanto em campanhas política, quanto em indenizações,como noticiados aqui neste meio informativo.

  2. Henrique

    Esse Rodrigo Cunha é um inútil!!! Só que agora, eu tenho que concordar com ele, pois o Renan é muito pior que ele, um verdadeiro LIXO HUMANO!!!

Comments are closed.