Falta de transparência é praticamente “generalizada” nas prefeituras de Alagoas
   6 de março de 2024   │     16:10  │  0

No último dia 4 de março, o Ministério Público de Alagoas deu um prazo adicional de dez dias para que a prefeitura de Palmeira dos Índios atenda à recomendação feita em dezembro de 2023 de atualizar o Portal da Transparência do município, incluindo dados sobre receitas e despesas. No entanto, o problema não se limita a Palmeira. Uma verificação realizada pelo blog do Edivaldo Junior constatou que as prefeituras de Arapiraca e Maceió também possuem dados desatualizados que deveriam ser publicados no portal da transparência.

A falta de transparência é uma questão generalizada em Alagoas. Na maioria dos municípios, as prefeituras se limitam, no máximo, a divulgar informações sobre orçamento, despesas e receitas, deixando de lado a publicação de contratos, processos licitatórios e outros documentos de interesse público.

A “publicidade” que falta na Transparência acaba “sobrando” nas redes sociais. Muitos prefeitos misturam sua vida pessoal e interesses eleitorais com os atos de gestão, que se tornam cada vez menos impessoais e mais utilizados para autopromoção.

A boa notícia é que o Ministério Público de Alagoas começou a fiscalizar com maior intensidade todos esses deslizes e a “falta de transparência” no uso da máquina pública para a promoção dos gestores.

Veja a análise no vídeo:

Fique por dentro: