Lira reúne lideranças do PP, em meio a especulação de vice de JHC
   7 de março de 2024   │     8:34  │  0

Nesta quinta-feira (07/03) será aberta a “janela partidária”. Até 5 de abril, vereadores podem mudar de partido sem risco de perder o mandato. Em todo o estado, a pressão agora é a formação de chapas proporcionais. Em Maceió, serão formadas pelo menos sete “frentes”.

As composições mais avançadas até agora são do PL, MDB, Federação Brasil, PP e PSB. As articulações também estão sendo feitas em outras legendas, como PSDB/Cidadania, PSD, Solidariedade, Podemos e Republicanos, entre outros.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), realizará nesta quinta-feira à tarde, a partir das 14h, no hotel Ritz, um ato de filiação de lideranças ao seu partido, o PP. Este é o primeiro grande movimento político em Alagoas logo após a abertura da “janela”.

Tudo indica que o PP terá uma chapa com pelo menos três vereadores de mandato em Maceió. Além de Davi Davino e João Catunda, a vereadora Olívia Tenório (MDB) também deve se filiar ao partido.

O ato acontece em meio às especulações sobre a indicação do candidato a vice na chapa do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL). O vice-prefeito eleito na chapa dele em 2020, Ronaldo Lessa, renunciou para se tornar vice-governador de Alagoas.

Nos bastidores, se especula que Arthur Lira não abre mão da indicação do vice de JHC. Entre os nomes que poderia indicar estão sua prima, a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, e o ex-deputado estadual Davi Davino Filho, secretário de Relações Federativas de Maceió.

Lira não seria o único com interesse na vaga. O presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Netto, trabalha intensamente, com apoio da maioria dos seus colegas parlamentares, para ser escolhido vice.

Outro nome que se especula é o do senador Rodrigo Cunha, mas neste caso, as especulações estão cada vez menores.

A aposta de vários analistas no momento é que JHC não faria nem uma coisa, nem outra. No momento, o mais provável seria ele indicar alguém de ‘dentro de casa’, como estratégia de manter o controle da gestão em caso de afastamento em 2026. para disputar cargo de senador ou governador. Uma escolha assim, no entanto, poderia levar JHC ao isolamento político. Mas essa é outra história.

Versão oficial:

Veja nota da assessoria

Arthur Lira comanda na quinta-feira (7) ato de filiação de novas lideranças do PP em Alagoas

O deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, comanda na próxima quinta-feira (7), em Maceió, um ato coletivo de filiação de novas lideranças de todo o estado de Alagoas ao PP (Progressistas). O ato acontece a partir das 14 horas no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas.

“Será uma tarde para reiterarmos as bandeiras de luta de nosso partido, o Progressistas, e filiarmos novos quadros em nossa agremiação, fortalecendo ainda mais o PP em Alagoas e no Brasil. Já temos excelentes nomes em prefeituras, legislativos municipais, na Casa de Tavares Bastos e no Congresso Nacional. Nosso partido tem compromisso com a sociedade alagoana”, destacou Lira.

Um dos partidos mais sólidos e fortes do estado, o PP pretende lançar candidatos próprios a prefeituras e diversos municípios de Alagoas, assim como formar chapas competitivas para disputar as cadeiras das Câmaras de todos os municípios de Alagoas.

“Queremos não somente ampliar o partido em Alagoas. Queremos, sobretudo, apresentar a nossa gente lideranças comprometidas com o desenvolvimento econômico, social e humano de nossas cidades e de nosso estado, protagonizando as eleições com o objetivo de seguir devotando nossos esforços ao bem estar dos alagoanos e das alagoanas”, finalizou Lira.