AL parte na frente do Brasil: Gilberto Carvalho vem ao Estado conhecer projetos de economia solidária
   22 de março de 2023   │     19:59  │  0

A apresentação de experiências de Alagoas na área de economia solidária e cooperativismo impressionaram – literalmente – o filósofo e ex-ministro Gilberto Carvalho, um dos “gurus” do PT no Brasil.

Durante audiência no Ministério do Trabalho, Gilberto, que atualmente é secretário Nacional de Economia Solidária conheceu alguns projetos tocados pela Unicafes-AL e pela Cooperativa Coopaiba. Entre eles, um banco comunitário voltado para fortalecer a economia local, o trabalho de jovens que gera renda e protege o meio ambiente, além da primeira secretaria Executiva do Cooperativismo e Economia Solidária do Brasil.

Depois de ouvir os relatos e de conhecer melhor as iniciativas realizadas pela Unicafes-AL e pela  Coopaiba, Gilberto confirmou agenda no Estado para o próximo dia 5 de abril em Piaçabuçu,  para participar da inauguração da primeira agência do banco comunitário É Da Gente e também da entrega de um carro que será financiadopara a Alecons, associação de jovens que atua na coleta de óleo de cozinha no município.

Ele também destacou a iniciativa do governo de Alagoas e parabenizou o governador Paulo Dantas pela criação da secretaria executiva.

“Fiquei sinceramente encantado com a narrativa do que está se construindo no Estado, no sentido de fazer crescer e consolidar a economia solidária. Fiquei feliz com a criação dessa secretaria executiva de cooperativismo e economia solidária. Alagoas sai na frente do Brasil nesse sentido e as experiências concretas que estão se dando aí vão fazer  de Alagoas uma referência para o Brasil. E nós aqui da nossa secretaria vamos dar todo o apoio juntamente com o presidente Lula com o ministro Luiz Marinho, para que essa experiência cresça, se torne conhecida em todo o país e se consolide cada vez mais”, disse Gilberto Carvalho.

Banco

Pedro Vinicius, presidente do Banco É Da Gente, explica que o EDG foi criado para fortalecer a economia de Piaçabuçu.   “Convidamos o Gilberto  para a inauguração da nossa agência e para um seminário de economia solidária. Será uma oportunidade para ele ver perto nosso trabalho. O banco foi criado como parte da estratégia da Cooperativa Coopaiba para fortalecer o comércio local e facilitar o acesso ao crédito. Hoje já temos  800 clientes e devemos continuar crescendo”, afirmou.

A Alecons, associação que trabalha com conscientização ambiental e faz coleta de óleo de cozinha usado também gera renda para 24 jovens, um trabalho que será apresentado durante a visita de Gilberto Carvalho a Piaçabuçu.

“A Alecons trabalha com a coleta de resíduos orgânicos e faz trabalho social de conscientização social e de coleta e destinação desses resíduos. A gente apresentou um pouco do nosso trabalho. Hoje a gente coleta em média de 2 mil litros de óleo por mês. Esse óleo é destinado ao programa do biodiesel”, aponta, acrescentando que o trabalho é mantido com a ajuda da Cooperativa Coopaíba. “A Alecons foi criada a partir de um processo de incubação da Coopaiba. Atualmente a cooperativa ajuda na manutenção da nossa associação, inclusive com repasses mensais que complementam a renda de nossos associados”.

Secretaria

Durante o encontro ministro também conheceu a secretaria Executiva de Cooperativismo  e Economia Solidária de Alagoas, a primeira do Brasil. O secretário explica que o objetivo é levar a experiência para todo o Brasil.

“Foi uma oportunidade muito boa para a gente conversar e apresentar a experiência da Unicafes-AL, que encontrou eco no governo de Alagoas com a criação da secretaria executiva.. Isso deixou o secretário Gilberto muito entusiasmado para conhecer essa experiência e fazer com que essa experiência se multiplique pelo Brasil, mostrando que a economia solidária é uma alternativa econômica para o momento que vivemos”, afirmou.

O presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, explica que o objetivo foi apresentar algumas das experiências do Estado na economia solidária e popular. A expectativa, com a visita de Gilberto Carvalho é dar maior visibilidade e fortalecer estas ações.

“Acreditamos muito na economia popular como via de desenvolvimento. O Gilberto Carvalho sempre pautou o papel do cooperativismo  e associativismo no desenvolvimento regional, por isso a gente fez questão de apresentar alguns modelos que a gente tem testado em Alagoas como parte dessa estratégia de inclusão produtiva de jovens. Mulheres, catadores. A gente saiu desse encontro com uma boa agenda e vamos levá-lo a Alagoas para que ele posso conhecer melhor nosso trabalho”, enfatizou.

Gilberto Carvalho em reunião com representantes do cooperativismo de Alagoas (foto: divulgação)