Alagoas deve ter dois “chapões” em 2014: governo e oposição
   29 de outubro de 2013   │     13:25  │  3

É cada vez mais remota a possibilidade de “pulverização” dos grupos políticos de Alagoas em diversos grupos políticos, a exemplo do que aconteceu em 2012 nas eleições de Maceió.

O chamado “campo” da presidente Dilma Rousseff, que gravita em torno de Renan Calheiros, foi para o enfretamento no ano passado com um chapão encabeçado por Ronaldo Lessa, mas com algumas “dissidências” – as candidaturas de Rosinha da Adefal (PTdoB), Galba Novaes (PRB) e Sérgio Cabral (PPL).

O “campo” que gravita em torno do governador Téo Vilela saiu com três candidaturas: o atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), Jeferson Morais (DEM) e Nadja Baía (PPS).

Por mais que essas divisões persistam, mas existem hábeis articuladores trabalhando pela convergência de todos esses grupos. A missão é quase impossível. Reunir numa mesma chapa Alexandre Toledo, Biu de Lira, Nonô e Téo Vilela será um arranjo complicado, em função inclusive dos palanques nacionais diferentes (Eduardo Campos, Aécio Neves e Dilma).

No “campo” do Renan Calheiros,  a situação  depende apenas do próprio senador “bater o martelo” na candidatura ao governo. Se isso ocorrer, o candidato ao Senado será Fernando Collor e é provável que o vice seja Cícero Almeida.

Se Renan Calheiros não for candidato, o nome escolhido terá que buscar o consenso – o que inclui convencer partidos como o PT e o PDT de Ronaldo Lessa – tarefa que se tornará tão complexa quanto convencer a assumir o governo Nonô e a não ser candidato a reeleição.

O deputado federal Renan Filho, do PMDB, defende a união do “campo da Dilma” numa só chapa – pelo menos na majoritária. “Estamos caminhando para isso”, aponta.

O presidente do PPS, Régis Cavalcante e o presidente do PSDB em Maceió, Marcos Fireman, também defendem a unificação no “campo” do Téo.  “O governo sairá com um só candidato”, adianta Fireman. “Não tem sentido o governo se dividir. Vamos esperar as coisas se definirem para o PPS se posicionar, mas eu defendo a união”, aponta Régis.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Helen Nogueira

    Pelo que percebi Renan ainda nao decidiu. Apesar disso, pra mim Collor é senado de novo, por Alagoas.

  2. Marcos Soares

    Ainda é muito cedo para dizer como as futuras chapas estarão formadas. Não se tem certeza de nada. Ainda temos que aguardar um pouco.

  3. DO LIXÃO

    CIÇO DO LIXO VICE, NA CHAPA DO RENAN? DEIXA DE BRINCADEIRA, SEU JORNALISTA..ACHO QUE O CIÇO SERÁ O CANDIDATO DO LIXÃO. COMO ELE É CORRUPTO DE PPRIMEIRA LINHA, MELHOR SERÁ ELE CORRER ATRÁS DE UMA BOQJINHA NA CASA DOS RATOS. LUGAR DE CORRUPTO ´E NA ASSSEMBLEIA DO TOLEDO.

    ;

Comments are closed.