‘Alto lá’: Renan Filho surpreende no debate ao falar de Murici
   26 de agosto de 2014   │     21:19  │  22

O debate entre os candidatos a governador realizado pela  Rádio CBN Maceió, nesta terça-feira,26, pela manhã, foi marcada por surpresas, bate boca, momentos de descontração e, principalmente, pela revelação do perfil e desempenho de cada um dos candidatos.

Uma das surpresas do debate foi a postura do candidato do PMDB. Renan Filho foi para a “linha de frente” e alfinetou Benedito de Lira perguntando ao candidato do PP o que ele tinha feito pela Educação do Estado – que ficou sob seu comando nos últimos três anos e meio.

Biu não conseguiu dar uma resposta convincente.  Disse que a Educação está melhor hoje do que antes, mas não convenceu.

Renan Filho também foi alfinetado em vários momentos. Um dos temas escolhidos por Joathas Albuerque para alfinetar o candidato do PMDB foi a gestão dele, em Murici.

“Alto lá! Não me venha falar em Murici se não conhece a realidade da cidade. Antes de criticar pegue um carro vá até lá veja o que eu fiz e converse coma população. Você vai ver que quando sai da prefeitura tinha a aprovação de mais de 80% da população”, reagiu o candidato.

A gestão de Renan Filho, que foi prefeito duas vezes de Murici, tem se transformado num tema preferido dos seus adversários. O programa do Biu, no guia eleitoral, chegou a mostrar, nesta segunda-feira, 26, uma denúncia em que um ônibus escolar do município é usado numa farra: “eu não era mais prefeito”, resume Renan Filho.

Destoando

A ‘novidade’ do debate ficou por conta da participação de Joathas Albuquerque, do PTC, que não estava programada, mas a emissora resolveu abrir o espaço para evitar ‘bronca’ com a Justiça Eleitoral.

Expulso do seu partido, mas ainda registrado como candidato, Joathas tentou chamar a atenção com afirmações polêmicas, mas o que conseguiu, no máximo, foi “descontrair” o público.

Benedito de Lira perdeu a oportunidade de apresentar melhor suas propostas. O candidato preferiu generalizar ao falar sobre saúde, educação e segurança. Um ponto forte para o candidato do PP foi a defesa do setor sucroenergético. Biu mostrou preocupação com o futuro das usinas e defendeu a atividade que ainda é a maior geradora de empregos em Alagoas.

Ainda “estranho no ninho”, Júlio Cezar do PSDB teve bom desempenho no embate direto com os candidatos. Não foi melhor porque parece ter se esforçado para evitar o confronto. Já o marqueteiro de sua campanha, Einhart Jacome da Paz protagonizou momentos de tensão. Depois de vários protestos ele foi expulso do local onde o debate era realiado – uma sala no Hotel Maceió Atlantic. O marqueteiro protestou contra direitos de respostas para Benedito de Lira e Renan Filho e queria também direito de respostas para Júlio Cezar defender o governo de Teotonio Vilela Filho.

A participação de Mário Agra, já experientes em debates para o governo, não surpreendeu. O candidato não conseguiu provocar polêmicas e nem mesmo dificultou as respostas dos adversários.

Convergindo

Num ponto todos os candidatos parecem concordar: a dívida pública de Alagoas é impagável. Benedito de Lira defendeu urgência em votação da lei que reduz os juros e teria sido engavetada no Senado, atendendo pedido do ministro Guido Mantega; Mário Agra defendeu a “moratória”; Júlio Cezar quer o perdão e Renan Filho defende que os valores pagos pelo estado à União sejam revertidos em investimentos na Educação.

Candidatos a governador durante debate na CBN

Candidatos a governador durante debate na CBN

COMENTÁRIOS
22

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. caio castro

    Acredito que para ser secretario de Educação tem que ter uma ótima formação educacional. E o senador Benedito de Lira me perdoe tem que voltar a fazer o 2º grau principalmente em PORTUGUÊS.

  2. rataiada

    DEUS ME LIVRE DE SAIR DE CASA PARA PERDER MEU VOTO COM ESSA RATAIADA NOJENTA, POR SER SUJA A NOSSA POLITICA, NÃO VOTAREI NUNCA NESSES APROVEITADORES, VERDADEIROS CHUPADORES DO SANGUE DO ALAGOANO. UMA RATAIADA.

  3. Wanessa Barroso

    Benedito de Lira não me convence com seus argumentos provincianos, ele fala muito mas na verdade não diz nada! Ainda não vi uma proposta do Benedito nesses dias de campanha eleitoral.

  4. Marcos Lira

    O candidato Renan Filho mostrou no debate porque é o primeiro colocado nas pesquisas. Firme nas respostas, deu uma aula de economia aos outros. O Biu, ave Maria, é uma lastima. Mário Agra, o de sempre:Póca urna! O do Téo, coitado: o eterno feirante( a conversa é essa o tempo todo). Vou nem falar nos outros. O Renan Filho é o mais preparado e o que pode com a força que tem ajudar a tirar Alagoas dessa vergonhosa situção. Vou votar em Renan Filho, acho que é a nossa última esperança.

  5. Douglas Tenório

    O debate foi produtivo, apesar de não votar no candidato dos bois de ouro, novamente foi o que se saiu melhor… Meu candidato tá foda cada erro de português terrível, desse jeito fica dificil!

  6. Leonardo Toledo

    Quero ver qual vai ser a mudança que o Biu de Lira vai fazer no estado. Régis Cavalcante, Katia Born, Mauricio Quintela, Sexta Feira, Jorge Sexto, Alexandre Toledo, Benedito de Lira, todos esses fizeram parte do governo Téo Vilela até 5 meses atrás.

  7. Felipe Lopes

    Esse Joathas é um comédia kkkkk que resenha, mais Renan Filho superous os demais candidatos no debate!

  8. Marina Lamenha

    Renan Filho mostrou suas ideias soube responder claramente aos questionamentos acredito que ele seja o melhor para Alagoas esta mostrando muita competencia e trabalho!

  9. Vivaldo Souza

    Não deixo de votar no Renan Filho e no Luciano Barbosa. Tem que existir mudança em Alagoas, os mesmos qu controlaram o estado nos últimos anos querem continuar no poder, não podemos aceitar.

  10. Jenifer Matias

    Em minha avaliação os outros candidatos estão muito preocupados em só atacar a cidade de Murici,pra atingir Renan Filho,gostei de como ele Renan Filho respondeu as perguntas voltadas a sua gestão como prefeito de Murici,esperava um debate de propostas,mas ouvi 04 candidatos contra Renan Filho”Murici”,dessa forma os outros candidatos estão eles mesmo se descredibilizando no meu conceito de eleitora.Renan Filho mostrou que esta pronto pra debater Alagoas.

  11. Ricardo Santos

    Alagoas não se resume na cidade de Murici, são 102 municípios que precisam de muita atenção dos seus gestores, exceto Arapiraca! Vamos acordar alagoanos, parar de criticar e apoiar quem quer trabalhar por uma Alagoas melhor, estou com RF é o melhor nome para nos representar!

  12. fabiana

    Mais inteligente e mais eficiente o Renanzinho e junto com Luciano Barbosa um excelente politico tecnico. o Biu não tem o perfil de gestor.

  13. luciano silva

    Renan Filho se saiu bem no debate, melhor com Biu e os outros… RF foi bm mais coerente em suas respostas, ja biu enrolou muito…

  14. Pedro filho

    Esse baixo IDH de Murici vai ser a pedra no sapato do Renan, que se enrola todo quando tenta explicar o inexplicável.

    1. Marcela

      Imagina quando o Biu de Lira tiver que explicar a passagem de Alexandre Toledo na secretaria de saúde, e as indicações dele na secretaria de educação e assistência social.

  15. luiz paulo sodré

    Caro Edivaldo,se não for para refletir a verdade, não escreva matéria que não corresponde ao que foi visto no tal debate,realizado nas dependências das rádios do candidato Renan Calheiros,e que notadamente as pessoas em volta reclamavam constantemente da maneira que estava sendo conduzida o debate,lendo sobre o mesmo em outros sites ou mesmo jornal,nem parece que estão noticiando o mesmo evento que o Sr. comentou,as pessoas também viram e assistiram e discordam completamente do que o Sr. fala enaltecendo a fala do filho do Renan,
    muito melhor que ele foi Mario Agra e Julio Cézar,não, que vão ganhar eleição, mas se saíram muito melhor.

  16. jose antonio dos santos

    Eita raça da peste, carranca, gabirú, taturana estão todos em plena campanha. Alagoas, terra de uma maioria de gente besta!.

  17. jose antonio dos santos

    O Governo Federal acaba de ferir de morte o bolso da população, um reajuste de 29% nas contas de energia elétrica para Alagoas.Faça suas contas e veja o absurdo da incapacidade dessa gente que administra o país, não combate o roubo público,
    ineficiente em tôdas as áreas e não querem largar o “OSSO”.
    mUITA GENTE QUE VOTARIA NO GOVERNO ATUAL VAI COM CERTEZA, MUDAR!.

  18. Otavio Nunes

    Bom mesmo é discutir o estado. Vale muito mais atenção a situação da nossa saúde, segurança, educação. Alagoas é carente e precisa de novos rumos. Renan Filho foi firme na defesa de sua gestão em Murici.

  19. Pedro Henrique

    Foi interessante o debate de hoje, Renan Filho mostrou mais uma vez ser preparado para governar Alagoas.

Comments are closed.