Ascensão no Congresso Nacional: sai Arthur Lira e entra Givaldo Carimbão
   31 de julho de 2014   │     19:28  │  2

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulga anualmente a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional  e dos parlamentares em”ascensão”.

A publicação traz, a partir de critérios objetivos, os parlamentares mais influentes com atuação em Brasília.

A lista dos “cabeças” inclui os 100 parlamentares mais influentes, que são classificados como “articulador”, “formador de opinião”, “debatedor”, “negociador” e “formulador”. Já os parlamentares em “ascensão” fazem parte de um grupo de 50 parlamentares que se destacam por sua atuação durante o ano e podem integrara lista dos  cabeças no ano seguinte.

A novidade na lista de “ascensão” na edição de 2014, divulgada esta semana pelo DIAP foi a citação de dois deputados federais de Alagoas.

No primeiro caso o trabalho destaca Givaldo Carimbão (Pros).  Líder do partido, o deputado entrou em ascensão porque passou a ter influência dentro do plenário e também no governo, ocupando um espaço de destaque nacional.

A lista também inclui os deputados que “saíram de ascensão”. Esse é o caso do deputado Arthur Lira (PP). Além de perder a liderança do partido no ano passo, ele tem sido alvo de denúncias no Ministério Público e enfrenta processo onde é acusado de agredir a ex mulher.

O que é

De acordo com o DIAP, “Entende-se por parlamentar em “ascensão” aquele deputado

ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento. Integram esse grupo, ainda, os deputados ou senadores que já fizeram parte dos “Cabeças” mas, por razões

circunstanciais, perderam interlocução. Pode-se afirmar que os parlamentares em ascensão estariam  entre os 150 mais influentes do Congresso Nacional.

A lista

Além dos “100 Cabeças”, desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. A lista completa de 2014 pode ser acesso no link a seguir: http://www.diap.org.br/images/stories/Cabeas%202014%20-%20lista.pdf

 

Arthur Lira perde influência de deixa lista do DIAP, que passa a ser ocupada por Carimbão

Arthur Lira perde influência de deixa lista do DIAP, que passa a ser ocupada por Carimbão

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos jr

    Francamente Edvaldo, sai Arthur e entra Carimbao! Esse time do diap, vai levar de 7×1. Essa substituição é um apagão parlamentar. Não há comparação na atuacao dos parlamentares. Marinheiro de primeira fiagem em brasília, Arthur empenhou e aprovou a marca de 300 milhoes de reais. Somente para maceió em Julho colocou na conta da capital a pancada de 58 milhoes para obras de saneamento no vergel. São 20 UBS, unidades basicas de saúde para estado. Record de casas no porgrama minha casa minha vida, sendo 1000 casas somnete em campo Alegre. E vcs veem com Carimbão, O TIM TONES ALAGOANO. QUE USA O FALSO CRISTIANISMO PARA ESPALHAR SUAS BLASFEMIAS PARLMENTARES…SÓ PODIA SER DIAP. ESTRANHA É ISSO SER DIVULGADO POR UM CARA RESPEITADO COMO VC.

  2. jose antonio dos santos

    Pura sacanagem, o que se vê de carros plotados e adesivos de almas sebosas travestidos de candidatos é uma festa!. Que o satanás leve essa gente para o inferno!.É muito cinismo de uma maioria de canalhas que fizeram sacanagem com o dinheiro do povo!.

Comments are closed.