“Circunstância política”: grupo do governo poderá ter três candidatos a prefeito em Maceió
   19 de julho de 2023   │     0:33  │  1

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC) conseguiu “limpar o terreno” no seu campo. Ao nomear para cargos na prefeitura apadrinhados deputados Fábio Costa, Alfredo Gaspar e Cabo Bebeto (inclusive os filhos dos dois últimos) conseguiu minar a possibilidade de candidaturas bolsonarismo e na direita.

Ao trazer para a prefeitura Arthur Lira – que teria hoje mais da metade do Orçamento do município no seu controle – JHC acaba com a possibilidade de uma candidatura no PP ou União Brasil, partidos controlados pelo presidente da Câmara dos Deputados.

O outro único nome com alguma possibilidade de disputar o mandato de prefeito dentro do seu grupo, o senador Rodrigo Cunha, no máximo é lembrado, no atual cenário, para disputar a vaga de vice.

O terreno pode estar limpo de um lado, mas do outro não. No grupo do governador Paulo Dantas já se sabe que a possibilidade de ter mais de um candidato a prefeito de Maceió no próximo ano é real.

A estratégia é fortalece um nome do MDB, que terá apoio do governo, com o objetivo de levar a eleição para o segundo turno, mas sem impedir, por força de “circunstâncias políticas” o lançamento de outros candidatos do mesmo grupo.

“Vamos ter candidato do MDB e polarizar”, avisa um influente interlocutor do grupo do governo. “Nosso candidato terá apoio do governo, mas se o PT quiser ter candidato é algo que precisa ser avaliado”, aponta

“Não dá para vai brigar. É circunstância política. Melhor conviver com a candidatura do que querer tirar, reforça interlocutor.

O argumento também vale para o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (atual secretário de Infraestrutura do Estado): “o Rui, que foi prefeito duas vezes, pode achar que deve ser candidato e se ele for para a disputa, sua decisão ser respeitada”, reforça o interlocutor.

Apesar da “compreensão”, o governo segue trabalhando para desgastar JHC e para ter, até o começo do próximo ano, um nome capaz de derrotar o atual prefeito. Mas essa é outra história.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Interiorano

    Por mim, pode ter dez! Não voto jamais em candidato ligado ao grupo de Renan Calheiros, Renan Filho, Paulo Dantas, Marcelo Vitor, Ronaldo Lessa, Kátia Born, Paulão, Ricardo Vieira, George Santoro, Rafael Brito, Alexandre Ayres!

Comments are closed.