Com R$ 11 milhões, frigorífico gera 200 empregos diretos em AL
   27 de outubro de 2015   │     18:27  │  0

A inauguração do Frigovale, frigorífico industrial, em Arapiraca, pode marcar uma nova fase na pecuária de Alagoas. Os criadores do estado são reconhecidos nacionalmente pela alta qualidade genética e pela produtividade, mas enfrenta dificuldades na hora de escoar a sua produção.

Em Alagoas existem hoje apenas dois matadouros privados (Mafrial e Mafrips), que fazem basicamente o abate e a distribuição de carne bovina.

A indústria inaugurada em Arapiraca nesta segunda-feira, 26, terá uma atuação mais ampla e inclui o processamento das vísceras e sangue dos animais e está preparara para o abate não só de bovinos, mas também de pequenos animais

O investimento na indústria foi de mais de R$ 10 milhões. A expectativa é de geração de 200 empregos na primeira fase.

O governador Renan Filho disse, ao participar da inauguração, que a chegada da Frigovale em Arapiraca representa bem mais do que uma empresa comum pode oferecer a uma região. “Não é só a geração de emprego, mas a regulamentação da qualidade da carne que é oferecida à população a região. Alagoas precisa muito investir na eficiência da iniciativa privada. Ou seja, é termos soluções novas para resolver problemas que há muito tempo o Estado carrega”.

Parceria

A instalação do frigorífico é resultado da associação de quatro empresários locais com o Frigovale, empresa do Mato Grosso,  que viabilizou uma parceria público-privada, por meio do instrumento de concessão, com a prefeitura de Arapiraca.

A indústria está instalada em uma área de 100 mil m2 próximo ao Distrito Industrial de Arapiraca e terá capacidade de abater cerca de 10 mil cabeças de gado por mês.

“Nossa empresa tem como missão prestar não apenas um serviço de alta qualidade para o produtor, como contribuir para que toda a cadeia da carne do Estado siga os padrões de qualidade dos grandes frigoríficos do país”, diz Jaelson Gomes, diretor-executivo da Frigovale Alagoas.

O frigorífico entra operação, ainda em fase de testes, a partir do mês de novembro. “Durante esse período, nosso principal objetivo é estreitar os laços com os produtores para atendermos melhor todos os segmentos do mercado”, aponta Gomes.

Versão oficial

A Agência Alagoas registrou a inauguração do frigorífico em Arapiraca. Veja o texto:

Frigovale leva emprego e carne de qualidade a Arapiraca e região

Carne de qualidade para os alagoanos vai gerar não apenas bem-estar e saúde, mas sobretudo, emprego para o povo do Agreste de Alagoas. A Frigovale chega a capital do interior do Estado com essa responsabilidade. O governador Renan Filho esteve, nesta segunda-feira, 26, na inauguração da unidade que deve gerar 200 empregos diretos.

A produção de carne de qualidade vai ajudar o Estado de Alagoas a permanecer livre da febre aftosa. Conforme Renan Filho citou, “o enquadramento da Frigovale aos padrões de qualidade da vigilância sanitária, e órgãos vinculados à proteção ambiental, foi fundamental para a consolidação dessa indústria de proteína que vai além de tudo impulsionar a economia agropecuária do Agreste”.

Leia aqui o texto na íntegra:

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/2015-1/10/frigovale-leva-emprego-e-carne-de-qualidade-a-arapiraca-e-regiao

rf frigovale