Deic é apenas a ponta do iceberg no sucateamento da Polícia Civil
   21 de dezembro de 2012   │     21:55  │  7

O Sindpol, sindicato que representa os policiais civis de Alagoas, foi hoje ouvido pelos principais veículos de comunicação do Estado. Diretores da entidade culpam o governo do estado pelo acidente na Deic. O risco de explosão, como já se sabe, foi informado por ofício – muito antes do ocorrido.

Não foi por falta de aviso. Também não é por falta de aviso que outras delegacias da capital e interior estão desmoronando, sem condições de trabalho ou de segurança.

O buraco é mais embaixo. Um relatório do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, concluído em junho deste ano e publicado na internet revela as péssimas condições das delegacias. Alguns desses prédios (recomendo uma visita do governador e seus secretários a esses locais) estão sem nenhuma condição de uso. Sujas, insalubres, inseguras. E muitas, além de servirem de prisão, também são transformadas em depósitos de drogas e munições apreendidas.

Devemos reconhecer que a reação do governo à tragédia foi rápida. Da assistência às vítimas ao anúncio da construção de uma nova Deic. Que seja rápida  também a ação para prevenir novas tragédias em outras delegacias.

A seguir destaco trechos do relatório do Sindipol Alagoas, que pode ser acessado no link a seguir: http://www.sindpol-al.com.br/wp-content/uploads/2012/09/relatoriodelagaciasdointerior.pdf

RELATÓRIO  – DELEGACIAS DE ALAGOAS

 O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) está visitando as delegacias das regiões do Agreste, do Sertão, do Sul e do Norte de Alagoas, desde outubro de 2011, e constatando  o estado de abandono e  de sucateamento da segurança pública.

Em todas as delegacias, foram detectadas a superlotação de presos, a falta de estrutura, a carência de efetivo policial e de armamento, as precárias estruturas físicas das delegacias, que juntos desmotivam o policial civil, tornando quase impossível o desempenho do ofício.

O Sindpol encontrou coletes  à prova de balas  com a validade vencida.  A alimentação é insuficiente tanto para o policial como para os detentos, e a água é de péssima qualidade de água. Muitos  presos estão doentes e vivendo em condições sub-humanas nas delegacias.

Por conta da superlotação, os policiais  são desviados de sua função, que é investigar, e passam a trabalhar como carcereiro.

O Sindpol cobra do governo  melhoria nas condições de trabalho, política de segurança pública com motivação, bem como a garantia da função constitucional dos policiais civis.

O estado de abandono apenas  beneficia o fortalecimento da criminalidade, aterroriza os alagoanos e torna Alagoas o Estado mais violento do Brasil.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. santos

    ES DESGOVERNO É UM ABSURDO.N FAZ NADA E MANDA V N MIDIA,Q T FAZENDO TUDO.P OS ANALFABETOS,INFELIZMENTE S OS Q ELEGEM ES TIPO D COISA,TA TUDO BEM.GENTE,ATE QUANDO VAMOS VIVER NS ESTADO,NESSAS CONDIÇÕES?ISSO Q ACONTECEU NO DEIC, FOI UMA TRAGEDIA HA MUITO TEMPO ANUNCIADA.COITADA DA AMÉLIA,Q FOI MULHER D VERDADE ATÉ O ULTIMO DIA D S VIDA.E O ESTADO,VAI FAZER O Q P SUA FAMILIA?ATE AGORA NADA.VERGONHA P ES GOVERNADOR.S AO MENOS HONRASSE O NOME DO PAI……………

  2. fred

    Agora é que vemos que vemos que até agora desde a criação da POLICIA CIVIL nenhum governador investiu em segurança, se tiver que mim aponte um, pois os politicos do nosso estado nunca, mais nunca mesmo derá valor há um dos pilares de estado, e que vemos que tem gente fazendo politica antecipada e nada fez de beneficios par o nosso povo. Com relação ao senador o que ele pode e deve fazer é lutar pela PEC dos policiais, e vem agora com essa história não traz beneficios politicos pois só atrapalha a sua reeleição.

  3. jonas freitas

    É, meus amigos a coisa é bastante séria…Temos que fazer uma reforma profunda na segurança deste país… Que tal, fazer uma reforma na constituição,unir as polícia!…Com a palavra, os senhores deputados e senadores.

  4. Betinho

    Sucateamento humano e material. Pois os policiais são mau aproveitados (acredito que 40% atuando na atividade meio), mau treinados e mau remunerados, forçados a procurarem empregos extras, os quais transformam a atividade policial em bico. Fatores estes de detonam a autoestima do policial. Sem contar a falta de estrutura, malta outra grande causa para o atraso da policia civil. Sem investimento na ponta da árvore, nada feito.

    Obs.: É preciso levar os serviços da perícia forense ao interior, pois praticamente só existe em Maceió e Arapiraca.

  5. Indignado

    A SMCCU TAMBÉM NÃO SABE DE ABSOLUTAMENTE NADA NESTA CIDADE…

    A Construtora ANCIL construiu um prédio com 80 apartamentos e ela nunca soube..fica na Hélio Pradines 639 – Ponta Verde.

  6. LUIZ

    O que acontece na PC é uma vergonha, são poucos os Delegados que realmente se preocupam, é vergonhoso ver Delegados que até são bons investigadores, implorando espaço na mídia, se humilhando a governantes para assumir um cargo de chefia, é nítido que é somente para satisfação pessoal, são as mesmas caras de antes, tem um Delegado que apesar de ter sido excluido da equipe do Téo, ainda fica rastejando por espaço, tentando aparecer de todo jeito nos jornais, sinto vergonha por essas pessoas, o que deve pensar seus familiares? enquanto isso a segurança pública fica mais e mais sucateada…

Comments are closed.