Deu a louca no Planalto: PT e PMDB estão à beira do rompimento
   29 de julho de 2013   │     22:02  │  4

O PMDB é cada vez mais oposição em Brasília. Depois de impor várias derrotas ao governo federal o Congresso Nacional, o partido prepara a artilharia para a retomada dos trabalhos na Câmara Federal e no Senado.

O líder do PMDB na Câmara promete apresentar Proposta de Emenda Constitucional que obriga o governo a ter no máximo 20 ministérios. A declaração vai de encontro a presidente Dilma Rousseff que anuncia a decisão de manter os 39 ministérios que existem atualmente.

A redução no número de pastas havia sido proposta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, em junho, logo após as manifestações de rua.

A redução é defendida pela Executiva Nacional do PMDB e pela bancada do partido na Câmara. “A prerrogativa [de criar ministérios] é do Poder Executivo”, lembra Eduardo Cunha. “Na medida em que se colocar um número de ministérios máximo na própria Constituição, o Poder Executivo poderá disciplinar por lei a forma como se adaptará a esse teto constitucional.”

Numa reação ao PMDB, as correntes do PT Articulação da Esquerda e O Trabalho – esta última ligada ao ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, que integram a chamada “esquerda petista”, formalizaram o pedido de rompimento da aliança nacional com o PMDB. Ao propor que o PMDB deixe a base, esses grupos alegaram que o partido aliado hoje “sabota” o governo.

O rompimento entre PMDB e PT é cada vez mais iminente. Os peemedebistas, desde o início das manifestações de rua, em junho, passaram a defender praticamente as mesmas propostas da oposição, deixando o governo da presidente Dilma Rousseff cada vez mais isolado.

Se os ânimos continuarem alterados pode chegar ao fim nos próximos dias uma aliança de mais de dez anos. A não ser, é claro, que a presidente ceda as pressões e dê mais poder a Temer e ao PMDB.

A “briga” entre PT e PMDB ganhou repercussão em vários sites. A seguir, deixo alguns links com mais informações sobre o assunto.

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/109922/PMDB-ameaça-com-PEC-para-limitar-ministérios-a-20.htm

http://poderonline.ig.com.br/index.php/2013/07/29/esquerda-do-pt-pede-saida-do-pmdb-do-governo-federal/

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/109957/Esquerda-do-PT-quer-PMDB-fora-e-vê-Temer-‘sabotador’.htm

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. PAULO

    A turma do PMDB, ainda consegue ser pior do que a do PT. Lembram, quando Collor foi presidente.O Renan era o seu apoio número 1, junto com o PMDB. Quando o Collor caiu nas pesquisas tiraram o corpinho fora. Renan como presidente do Congresso nunca foi de trabalhar. Agora diante das Manifestações é SÓ TRABALHO.
    Na verdade o mesmo é um grande Oportunista. Mas o Povo merece; continua votando nele.

  2. jose antonio dos santos

    E aí José Argeu líder comunitário de Fernão Velho, você que anda reclamando da GPS Empreendimentos Ltda que está executando serviços no seu bairro, contratada pela CASAL, PARECE QUE VOCÊ NÃO LÊ A GAZETAWEB.

  3. jose antonio dos santos

    Alagoas lidera com o pior índice de miséria do país, mesmo tendo um politico Presidente do Congresso Nacional, um ex-presidente da República no Senado e uma figura também no Senado que se elegeu dançando, fazendo dos seus eleitores os bestas, e um governador QUASE MORTO, inerte, muito pouco ou quase nada faz!. Aqui também o prefeito da Capital despeja milhões de reais com propaganda mentirosa nos meios de comunicação, enquanto nas emissoras de rádio a população despeja denuncias da falta de medicamentos, médicos, escolas com problemas constantes enfim uma incompetência total, é só promessas havia 7 meses de gestão!. Essa gente parece não ter jeito!.

Comments are closed.