E se deixar a Secretaria da Fazenda de AL, para onde irá George Santoro?
   17 de fevereiro de 2023   │     23:55  │  0

Cada vez mais alagoano, o carioca George Santoro, já tomou uma decisão. Vai continuar morando em Alagoas. Ele e a mulher, Daniele, não querem saber de outro lugar para viver. Já para trabalhar…

Os rumores ficam mais fortes. É um dos temas preferidos nos meios políticos alagoanos na atualidade.

É comum ouvir dizer que o secretário da Fazenda pode deixar o governo de Alagoas. Entre os motivos estaria o “cansaço” de oito anos na função, dizem uns. Outros apostam em “intrigas” internas no governo.

E Santoro? Segue fazendo mistério. O que se sabe, de fato, é que ele deve decidir nos próximos dias se permanece ou não á frente da Sefaz-AL.

Se sair, será contra a vontade do governador Paulo Dantas e equipe. O time que defende a permanência dele não secretaria inclui ainda o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, o senador Renan Calheiros, o ministro Renan Filho e a maioria dos políticos da base do governo.

E na hipótese de deixar o governo de Alagoas, para onde irá George Santoro? Quem o conhece sabe que ele recusou recentemente o convite para assumir a Secretaria de Fazenda de alguns Estados, no começo deste ano. Entre as opções, George Santoro poderia trabalhar em um Estado do Nordeste muito próximo de Alagoas ou num Estado do Sul.

Chegado num desafio, com a experiência de quem “revolucionou” as finanças de Alagoas, George Santoro também teria recebido convites para trabalhar na iniciativa privada e chegou a recusar postos importantes, como o Tesouro Nacional, no governo federal – isso na gestão de Jair Bolsonaro, de quem não era, digamos, muito fã.

Se deixar Alagoas – a hipótese sempre existe – George Santoro terá certamente muitas opções, mas dificilmente no Estado.

Pode voltar a trabalhar no TCM do Rio de Janeiro, onde é auditor-fiscal (hipótese pouco provável), ir para outro posto em outro governo (estadual ou federal) ou na iniciativa privada.

Apesar de tantas alternativas, a “torcida” é para que ele continue morando e trabalhando na “terrinha” que passou a chamar de sua.

Em Portugal

Qualquer decisão do secretário da Fazenda sobre sua permanência sobe ser tomada depois de sua participação em evento internacional que ocorre na próxima semana.

George Santoro, ajudando na organização do “Fórum O Futuro da Governança Fiscal”, na série “Desafios do Desenvolvimento”, promovido pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE). O evento é coordenado por Gilmar Mendes, ministro do STF.

O fórum será de 22 a 24 de fevereiro do 2023, na Sede do Centro Científico e Cultural de Macau

em Lisboa, Portugal.

De acordo com Santoro, o fórum discutirá questões do debate fiscal atual no cenário mundial e,

especialmente, no brasileiro – caso específico, que reclama uma atenção especial para o federalismo fiscal, que passa a lidar com os desafios trazidos pela revolução digital e o pós-covid.

Segundo os organizadores do fórum, a transformação digital dos governos pode constituir uma solução para muitos dos desafios. “Um novo arcabouço institucional para as finanças públicas já vinha sendo discutido na Europa e no resto do mundo e agora se tornou exigência legislativa no Brasil. Aspectos conceituais e teóricos, experiências internacionais selecionada e perspectivas brasileiras, serão os três painéis de cada dia temática da agenda de cada dia do evento”, diz trecho de texto sobre a divulgação do evento.