Emenda pode ‘salvar’ subvenção dos plantadores de cana do Nordeste
   27 de maio de 2015   │     18:13  │  1

A convite do presidente do Senado, diretores da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas e de vários estados do Nordeste, estão em Brasília, nesta quarta-feira, 27, p tetnarm, mais uma vez, assegurar o pagamento da subvenção para os produtores da região.

O presidente (Lourenço Lopes) e o diretor financeiro (Fabiano França) da Asplana, se reuniram pela manhã com Renan Calheiros para tratar do tema.

O presidente do Senado conversou, por telefonem, com o ministro da Fazenda, Joaquim Levi, para pedir a liberação dos recursos da subvenção da cana para os produtores nordestinos. Existe sim possibilidade de liberação, mas nada no plano imediato. Até esta quinta-feira, 27, o ministro ficou de dar um retorno para Renan.

“Estamos otimistas e agradecemos, mais uma vez, o apoio do senador Renan Calheiros”, declara Lopes. Se liberada, a subvenção injetará R$ 180 milhões na economia nordestina. O programa prevê pagamento de R$ 12 por tonelada de cana, até dez mil toneladas por produtor.

Sem uma resposta positiva (algo pouco provável) de Levy, a lei para pagamento da subvenção da safra 12/13 corre o risco de caducar este ano por conta do “contingenciamento” do Orçamento.

A saída para essa “ameaça” pode ser uma emenda apresentada, ontem, pelo deputado federal JHC na MP 674. Se aprovada, a emenda garante que os produtores de cana recebam, ainda este ano, a subvenção: “a subvenção é fundamental para mais de 20 mil produtores do Nordeste e do Rio de Janeiro que enfrentam hoje dificuldades até para sobreviver”, resume o deputado.

O grupo de produtores se reuniu, ainda em Brasília, com deputado JHC, para discutir uma estratégia para a votação da emenda: ‘é uma iniciativa importante, na medida em cria uma nova alternativa para o produtor receber a subvenção’, aponta Fabiano França.

IMG_8991[1]

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcelo Tadeu de Alencar

    Edivaldo você que tem ligação com os produtores alagoanos, ajude-os!
    A FPI São Francisco está dizimando com o que resta da economia sertaneja. É um pega e esfola nunca visto por essas bandas. A imprensa anuncia a prisão de dois donos de laticínios (um de Olho Dágua das Flores e outro de Batalha) e o governo de Alagoas, ao invés de financiar melhorias técnicas e assessorar os produtores, participa ativamente com seus órgãos (IMA, Adeal e Sefaz).
    Conheci um senhor que tinha, há mais de 40 anos um papagaio, que teve que entregá-lo ao Ibama sob pena de ser preso. Ele, a esposa e filhos estão enlutados com a perda e choram abundantemente por sol a sol.

Comments are closed.