Eucalipto surge como nova opção industrial em Alagoas
   27 de julho de 2013   │     18:51  │  8

O empresário Fernando Farias é o presidente do Grupo Carlos Lyra, hoje com quatro usinas Caetés – sendo três unidades em Alagoas (São Miguel dos Campos, Igreja Nova e Maceió) e uma em São Paulo (Paulicéia).

Mesmo com todos os negócios do grupo concentrados na cana-de-açúcar, ele tem um olhar especial para o eucalipto. O empresário enxerga na arvore uma opção para ocupar as áreas que se tornaram inviáveis economicamente para a cana em Alagoas, principalmente as áreas de encosta.

Alagoas já teve mais de 650 mil hectares de cana, hoje tem apenas 420 mil. Estamos falando de uma área de mais de 200 mil hectares que pode ser ocupada pelo eucalipto. É o caso de parte das terras da Usina Cachoeira, de onde a cana parte e o eucalipto chega.

Encontrei Fernando em São Paulo, há algumas semanas. Quis saber se ele continuava acreditando no eucalipto: “claro que sim. Vejo o eucalipto como um futuro, um investimento para nossos filhos e netos”.

Provoquei:  como apostar na cultura, se não tem indústria? Com a experiência de quem sabe do que está falando e de que enxerga longe, Farias reagiu com tranquilidade: “se tiver o eucalipto, a indústria chega”.

E não é que ele tem razão.  A empresa Energias Renováveis do Brasil (ERB) pretende construir uma fábrica para a produção de pellets e a exploração de eucalipto em uma área de 12 mil hectares em Alagoas.

Mas anote. Esse é apenas o primeiro grupo que anuncia negócios na área. Empresários local já estão montando pequenas empresas e grandes grupos estudam investimentos em Alagoas. E com a área plantada de eucalipto tende a crescer rapidamente, não vai demorar para a chegada de novas indústrias desse setor em Alagoas .

Empresário anuncia investimento em Alagoas

O anúncio da vinda da empresa para Alagoas foi feito pelo diretor-executivo e fundador da ERB, Emilio Rietmann, durante a 21ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Politicas Energéticas (Cepe), que aconteceu na Seplande, nesta sexta-feira, 26.

O objetivo da ERB é extrair o eucalipto para geração de energia elétrica em usinas de açúcar e outras empresas do setor sucroalcooleiro. “Essa fábrica de pellet precisa ser construída entre os estados da Bahia e de Pernambuco. Dentro das cogitações do ponto de vista logístico, por estar perto da costa marítima e ter uma estrutura portuária adequada, acreditamos que Alagoas é o local ideal”, explicou Rietmann.

O secretário de Planejamento avalia que “Esse empreendimento é extremamente inovador e contempla a política de desconcentração dos investimentos no Estado, pois vai atuar em duas regiões, Zona da Mata e Litoral Norte. O Governo não medirá esforços para garantir as condições necessárias para o desenvolvimento deste negócio”, afirmou .

Mais informações

O texto completo sobre a reunião e o empreendimento, distribuído pela Ascom da Seplande você pode ler neste link: http://migre.me/fBMYI

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. José Vieira Filho

    Parabéns ao grupo Carlos Lyra pelo novo empreendimento em eucalipto , vocês deveriam divulgar isto com os pequenos agricultores para qua eles possam diversificar com a cana de açucar. Quanto ao eucalipto extrair água dos lençóis freáticos, como comenta o colega, isto é mito, pois a raiz do eucalipto só vai até 2,5 metros abaixo da terra, e os lençóis freáticos estão, os mais próximos estão 10 metros abaixo da terra, até mais e um abraço.

  2. Amigo do Povo

    É considerado praga vegetal, pois desertifica a area plantada. Só em Alagoas mesmo. Por favor saia de Alagoas e veja o que pensam os Brasileiros sobre Teo Vilela, Renan, Collor. Vocês vivem no mundo das fadas !

  3. jose antonio dos santos

    Um recado ao líder comunitário José Argeu de Fernão Velho, a empresa GPS EMPREENDIMENTOS LTDA que a CASAL contratou para fazer serviços de saneamento está em nome de um laranja – Mário Guerra, mas pertence a um politico que já foi governador, senador, prefeito e está aposentado!. Que figura!.

  4. jose antonio dos santos

    Caro Edvaldo Junior, é verdade que a empresa GPS EMPREENDIMENTOS LTDA que construiu a Ponte Barra de Santo Antônio/Ilha da Croa e tÊM OBRA CONTRATADA NO Bairro de Fernão Velho onde falta até canos para dar prosseguimento dos serviços está em nome de um Laranja chamado de MÁRIO Gerra de Barra de São Miguel, ou é só falácia. Dizem que a Ponte de Barra de Santo Antônio custou mais que a Ponte de Aracaju.

  5. jose antonio dos santos

    Vejam o programa da tv com com a Jornalista Maria Aparecida, os políticos safados de Alagoas são expostos com suas falcatruas!. Nitroglicerina pura!.
    Uma cambada de canalhas que se expoêm como figuras confiáveis e no entanto estão na lama podre da corrupção, da improbidade!. Tenham vergonha!.

  6. LUCIANO CARVALHO

    PARABÉNS PELA MATÉRIA. O SETOR SUCROENERGÉTICO DE ALAGOAS PRECISA DE ALTERNATIVAS PARA O NOSSO ESTADO. DEPOIS DO ÁLCOOL DE SEGUNDA GERAÇÃO VEM AGORA A EXPLORAÇÃO ECONOMICA DO EUCALIPTO. UM GRANDE ABRAÇO !!!

  7. S.F.MENDONÇA

    PREZADO JORNALISTA EDIVALDO JUNIOR, É LAMENTÁVEL QUE AS MESMAS PESSOAS QUE DESGASTARAM TODO SOLO ALAGOANO COM O PLANTIO NUMA IMENSIDÃO DE TERRAS,EXCLUSIVAMENTE COM CANA DE AÇÚCAR ,DESEJAM AGORA MUDAR PARA PLANTAR EUCALIPTO.
    LAMENTÁVEL AINDA E PIOR É A SITUAÇÃO DOS QUE FORAM E CONTINUAM SENDO EXPLORADOS NOS CANAVIAIS ALAGOANOS POR UMA CATEGORIA DE USINEIROS QUE NÃO TIVERAM DÓ NEM PIEDADE DA MISÉRIA DOS QUE CHEGAM EM SUAS CASAS COM AS VESTES CHEIAS DE FULIGEM DOS CANAVIAIS.
    SABIDO É QUE A CULTURA DO EUCALIPTO EXTRAI UMA QUANTIDADE EXUBERANTE DE ÁGUA CONTIDA NO LENÇOL FREÁTICO.TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VER ATRAVÉS DO GLOBO RURAL UMA ÁREA EM MINAS GERAIS QUE FIZERAM UM PROJETO DE PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO NAS MARGENS DE UM RIO, ELE FICOU TOTALMENTE MORTO DESDE SUA NASCENTE ATÉ A DESEMBOCADURA. A ESCOLHA SENDO PLANTAR EM ENCOSTAS,EM BREVE PODERÁ GANHAR AS VÁRZEAS,OU O PERCURSO DOS RIOS.

Comments are closed.