Ex-secretário da Sepaz recede Medalha na Câmara Federal
   26 de novembro de 2014   │     22:44  │  2

Ex-secretário do governo de Teotonio Vilela Filho, Jardel Aderico foi responsável pela implantação e estruturação da Sepaz em Alagoas. Apesar de ter alcançado bons resultados no trabalho de recuperação de dependentes químicos, através do programa Acolhe Alagoas, Jardel deixou a Pasta, em outubro de 2013em meio a uma crise na unidade de recuperação de menores.

O trabalho de Aderico na recuperação de dependentes químicos virou exemplo para outros estados. Por conta de sua atuação na área, o ex-secretário ganhou reconhecimento nacional e recebeu, nessa quarta-feira, 26, a Medalha do Mérito da Câmara Federal.

A indicação de Jardel para a medalha  foi feita pelo deputado federal Givaldo Carimbão, Líder do Pros, idealizador do modelo de recuperação de dependentes químicos que resultou na criação da Sepaz.

A liderança do Pros distribuiu texto sobre a entrega da medalha. Confira:

Primeiro secretário da Promoção da Paz de Alagoas recebe medalha do Mérito Legislativo

A Câmara dos Deputados promoveu na manhã desta quarta-feira (26) cerimônia solene para a entrega da medalha Mérito Legislativo a 49 personalidades e entidades que prestaram serviços relevantes ao Poder Legislativo e ao Brasil. Criada em 1983, a medalha é a mais alta distinção concedida pela Câmara. A indicação dos agraciados é realizada pelo presidente da Casa, pelos integrantes da Mesa Diretora e pelos líderes de partidos políticos.

Como líder do PROS, o deputado Givaldo Carimbão (AL) indicou o ex-Secretário de Promoção da Paz de Alagoas (SePaz), Jardel da Silva Aderico. Alagoas é pioneira no País na criação de uma secretaria de Estado dedicada à promoção de uma cultura de paz. Inspiradas na iniciativa do estado nordestino, Rondônia e Goiás criaram estruturas administrativas semelhantes.

Como ressaltou Carimbão, o modelo de combate às drogas com o uso ostensivo da polícia está vencido. “Temos que fortalecer a cultura da paz, não da guerra. A estrutura de recuperação do dependente químico não é bélica, pelo contrário, é de acolhimento e reinserção social, com o fortalecimento de uma cultura que deve ser ensinada na escola, desde o pré-escolar ao nono ano”, afirmou o líder.

A Secretaria de Promoção da Paz de Alagoas nasceu a partir de uma sugestão do deputado Givaldo Carimbão, que havia conhecido experiência semelhante na Europa, ao então governador do estado Teotonio Vilela. Por indicação do parlamentar, Jardel Aderico assumiu a secretaria, que em seu início contava com pouco menos de dez funcionários. “Hoje são mais de 150 pessoas na estrutura, que já acolheram mais de 14 mil dependentes químicos e formaram cerca de 30 mil pessoas na cultura da paz. É uma revolução da redução da violência pela paz”, avaliou Carimbão.

Política nacional

Como secretário de Promoção da Paz, Jardel Aderico participou das discussões e colaborou na construção do Projeto de Lei 7663/10, relatado na Câmara pelo deputado Givaldo Carimbão. O texto reformula a nova política nacional sobre drogas. Para Aderico, a medalha de Mérito Legislativo representa o reconhecimento de uma nova visão estratégica de combate e recuperação de dependentes químicos – que é a do acolhimento.

“Foi a partir da ação da SePaz e de Alagoas que os demais estados perceberam que o combate às drogas não está só na saúde, assistência social ou segurança pública. É preciso também lançar olhar ao dependente desestruturado emocionalmente, com reconhecimento da necessidade de reconstrução de valores e de caráter”, explicou o homenageado.

 Para o superintendente da Sudene, José Márcio Maia, que veio à Câmara acompanhar a cerimônia, a medalha é o reconhecimento do trabalho de uma equipe que tem em Aderico seu ícone. Segundo o subsecretário de política sobre drogas de Minas Gerais, Clóvis Benevides, também convidado para a solenidade, Jardel Aderico é hoje uma referência nacional.

“O modelo de Alagoas inspirou muitos estados e projetos no País. Esse papel desbravador merece o reconhecimento da Câmara dos Deputados”, avaliou. Superintendente de Política sobre Drogas de Alagoas, Luan Gama ressaltou a importância do trabalho pioneiro de Jardel que, “sob a orientação de Givaldo Carimbão, realizou um grande trabalho e já recuperou cerca de 14 mil dependentes químicos no estado”.

Ao lado de Givald Carimbão, Jardel Aderico recebe medalha

Ao lado de Givald Carimbão, Jardel Aderico recebe medalha

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Bruna Barreto

    O amigo jornalista, esqueceu de dizer que corre contra o secretário um pesado processo, com direitos a multas e tudo mais, pelo seu fracasso na condução da UIJA, com os menores infratores, inclusive o motivo de sua “queda” da pasta da Sepaz. Só para dar a César o que é de Cesar.

  2. jose antonio dos santos

    Parece mentira repetida, e novamente vem a história do BRASIL MAIS SEGURO, gastaram mais de 300 milhões com este plano em Alagoas e a violência não diminuiu, e agora vem a conversa de um novo plano, em evidência a Sra. Regina Mic, o que será que aprenderam com os erros do passado.

Comments are closed.