Faltou água? O que é ruim para SP pode ajudar Alagoas, diz Renan Filho
   26 de fevereiro de 2015   │     17:52  │  0

A falta de água em São Paulo pode se transformar em oportunidade de novos negócios em Alagoas. Com a crise na economia nacional ou da Petrobras,  não é diferente.

Num encontro realizado com líderes do setor produtivo do estado nesta quinta-feira, 26, na Federação das Indústrias, o governador Renan Filho, fez uma avaliação das crises e das oportunidades que elas podem criar.

“Esse momento de crise também gerar uma grande oportunidade, especialmente para as regiões mais pobres. Enfrentamos hoje três crises fundamentais. Essa crise da economia como um todo tende a espalhar o investimento que está concentrado, disse.

A outra, disse o governador,  é a crise hídrica de São Paulo: “essa crise ela vai afetar muito o crescimento do estado (SP) pelo menos pelos próximos dez anos. Isso vai fazer com que indústrias que estavam tomando a decisão de vir ou não para o Nordeste antecipem essas decisões e nós temos muito potencial para receber algumas delas. Essa crise hídrica também vai espalhar investimentos”, enfatiza Renan Filho.

O governador continua: “a terceira crise, a da Petrobras , vai criar oportunidades para novos fornecedores, porque vai provocar uma rearrumação de forças. Existem problemas no segmento e esse segmento tende a ser diversificado. Temos aqui um investimento no Porto de Maceió, a Tomé-Ferrostal, que presta serviços para a Petrobras.  Isso pode ser fortalecido no Nordeste como um todo, porque tende a desconcentrar”.

Em resumo, o recado do governador foi direto: “Temos um cenário de crise e por outro lado temos também um cenário de oportunidades”. E é de olho nessas possibilidades que Renan Filho deixou  um recado claro na reunião da Fiea, que contou com a participação de líderes de todo o setor produtivo do Estado: “Esse é o principal fórum para fazer Alagoas avançar na velocidade que a gente precisa”.

Interlocução contra a crise

A Agência Alagoas fez reportagem sobre o encontro do governador com os líderes do setor produtivo. Confira:

Governo aposta em interlocução com setor produtivo contra crise

As perspectivas econômicas para o Brasil em 2015 não são as mais positivas. O cenário requer alternativas para a construção de um novo modelo de desenvolvimento para o país, que não esteja mais baseado no consumo. A aposta agora deve ser no investimento. A colocação fez parte do discurso do governador Renan Filho, nesta quinta-feira (26), na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). 

Para o chefe do Executivo, o momento é de crise, mas também de oportunidades. “Temos que fazer com que o Estado atravesse esse ano com o menor esforço possível. Precisamos, enquanto governo, nos aproximar mais do setor produtivo para dividirmos angústias e pensarmos em soluções conjuntamente. É essa interlocução que vai permitir que Alagoas avance”, disse.

Leia o texto completo no link a seguir: http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticias/governo-aposta-na-interlocucao-com-setor-produtivo-para-enfrentar-crise