JHC pode enfrentar 3 fortes adversários e, “surpresa”, uma jovem de sucesso fora da política
   1 de março de 2024   │     10:48  │  2

Há quem diga que a estratégia de “dividir” a oposição a João Henrique Caldas em Maceió é do senador Renan Calheiros (MDB). Nem de longe. Se depender dele, o grupo do governo vai concentrar forças em um candidato, abrindo espaço em função de arranjos ou desarranjos da política no máximo para mais uma candidatura.

O prefeito JHC (PL) tratou de “limpar” o terreno. Fez aliança com Arthur Lira (PP) e, de quebra, tirou da disputa três fortes possíveis adversários: Alfredo Gaspar (União), Davi Davino Filho (PP) e Delegado Fábio Costa (PP).

Mesmo que queiram, no momento, eles não tem legenda para disputar contra JHC. Arthur Lira controla o PP e União em Alagoas e é voz ativa no PL de João Henrique Caldas.

E para JHC, dizem, quanto menos candidatos, melhor. Favorito, caneta não mão, a campanha ficaria mais fácil e mais barata para ele.

Mas tanto de um lado, quanto do outro, é provável que surjam outros nomes. No MDB de Paulo Dantas, o nome a ser anunciado, no próximo dia 15 é o do deputado federal Rafael Brito. Apesar de ser ainda pouco conhecido na comparação com o atual prefeito, o “tio Rafa”, tem um perfil que pode transformá-lo num oponente a altura. É jovem, bem articulado, consegue dialogar com a juventude, tem força na Educação e já mostrou que sabe fazer campanha na base do corpo a corpo de grandes eventos.

Outro nome que tem boas chances de rivalizar e pontuar acima de um dígitos nas pesquisas é do ex-prefeito Rui Palmeira (PSD). Ele tem bom recall e sabe fazer campanha como poucos. Anote, se tiver algum apoio, ele entra na disputa.

O outro nome que pode incomodar, com potencial de votos, é do engenheiro Josan Leite (Patriota). Bolsonarista de “carteirinha”, ele tem boas chaces de ficar com uma boa fatia dos votos conservadores de Maceió.

No grupo do governo tem outros dois pré-candidatos já definidos: Lobão (Solidariedade) e Ricardo Barbosa (PT).

Apesar de ser base aliada, Lobão já avisou que vai manter a candidatura, enquanto o PT admite fazer aliança com o MDB para indicar o vice.

Lobão, apesar de sua irreverência, não é considerado no momento um adversário de “peso” contra JHC.

Esta semana surgiram duas “novidades” que podem impactar as eleições na capital. Bem articulado em Maceió, o ex-deputado estadual Davi Maia (União) já avisou que topa ser candidato contra JHC. Maia conhece como poucos o perfil e a história do atual prefeito e, como se sabe, foi um dos grandes responsáveis pela vitória dele em 2020. Sua candidatura é, no momento, uma “incógnita”, mas Davi sabe falar bem, tem boa presença nas redes sociais e seria um “calo” para JHC.

A “surpresa” da sema foi o “lançamento” do nome da secretária de Turismo do Estado, Bárbara Braga, que disputaria pelo PSB, da secretária Paula Dantas.

Ela tem, segundo texto do jornalista Volney Malta ( CadaMinuto) qualidades de quem está fora da política, mas pode “encantar” parte do eleitorado, principalmente a parte que não é muito ligada em partidos ou na polarização eleitoral.

“Mulher, bonita, inteligente, bom desempenho entre os jovens, atua bem nas redes sociais e é muito bem avaliada como gestora pelos empresários do setor turístico. Essas são qualidades percebidas por assessores do governo Paulo Dantas para apostar em Bárbara Braga, secretária do Turismo de Alagoas, como candidata a prefeita pelo PSB”, diz Volney.

E ele emenda: “Some-se a tudo isso ainda o fato dela não ser uma profissional da política, assim como não ter vinculação com os Calheiros, o que significa que tende a ser um bom produto eleitoral. Segundo análises internas, ela poderá ser uma surpresa numa eleição que deve ser polarizada por muitas questões, como caso Braskem, débitos com forrozeiros e o embate Lula X Bolsonaro”.

Bárbara, que está em Portugal a trabalho ate á próxima semana, deixou a “notícia” fluir. Quando voltar deve dar pistas se topa ou não entrar na disputa. Claro que antes terá uma boa conversa com governador Paulo Dantas. Mas essa é outra história.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Interiorano

    O fato é que tão fazendo de tudo, pra atrapalhar a candidatura de JHC! É pre e candidato pra tudo quanto é lado! Já vi aparecer num sei quantos nomes! Têm “candidato” que num sabe nem se vai ser pre candidato; Têm “candidato” que num sabe nem se vai ser candidato; Têm “pre candidato” que num sabe nem se vai ser candidato; E, têm até “pre candidato” que num sabe nem se vai ser pre candidato! É um verdadeiro bololô!

  2. Roberto

    Mesmo não votando em Maceió os Renas, PT e outros partidos podem lançar quaisquer candidatos que não seram pareos para o jhc. O único que teria alguma chance era se Renan filho fosse candidato.

Comments are closed.