Justiça autoriza arrendamento de usinas de João Lyra
   29 de agosto de 2015   │     18:38  │  3

A massa falida da Laginha Agroindustrial S/A ganha, enfim, um novo rumo. O Grupo João Lyra já foi um dos maiores do Brasil, com cinco usinas, sendo 3 em Alagoas (Laginha, Uruba e Guaxuma) e 2 em Minas Gerais (Triácool e Vale do Parnaíba), e geração de mais de 15 mil empregos diretos.

Apesar do patrimônio avaliado em mais de R$ 2 bilhões, o passou a enfrentar nos últimos oito anos um processo de recuperação judicial, que ‘evoluiu’ para de falência no começo de 2014, depois de um longo imbróglio na Justiça. As dívidas, hoje, são estimadas em um valor praticamente igual ao do patrimônio.

Em meio ao longo processo, as usinas do gruo João Lyra estavam condenadas a “virar escombros”, tal era o abandono em que estão – sem recursos  sequer para a guarda do patrimônio.

Agora, as empresas tem uma nova chance de sobrevivência. A decisão de JL, registrada aqui no dia 19 deste mês (http://wp.me/p2Awck-2QK), de concordar com a venda ou arrendamento de todos os seus ativos acelerou a decisão judicial e pelo menos três das cinco unidades poderão a voltar a moer ainda este ano.

O juiz Kleber Borba Rocha, responsável pelo processo de falência autorizou, autorizou, nesta sexta-feira, o arrendamento da Usina Uruba, de Atalaia.

O magistrado autorizou ainda o arrendamento das usinas Triácol e Vale do Parnaíba, ambas em Minas Gerais.

A audiência com os interessados, marcada para o próximo dia 4, em Maceió, contará coma presença do magistrado, do administrador judicial e será aberta a interessados.

No caso da Uruba, até o momento, o juiz já recebeu proposta da Coopervale, uma cooperativa de fornecedores de cana da região de Atalaia. A Coopervale já apresentou proposta de financiamento para operação da unidade no Banco do Nordeste.

Outros interessados podem se inscrever para participar da audiência e apresentar a proposta até o próximo dia 2.

Veja trecho do despacho do juiz.

“Designo audiência com os interessados em firmar contrato de arrendamento da USINA URUBA para o dia 04/09/2015, às 08 horas, no escritório da Massa Falida… designo, ainda, audiência com os interessados em firmar contrato de arrendamento das USINAS VALE DO PARANAÍBA (MG) e TRIÁLCOOL (MG) para o dia 04/09/2015, às 14 horas, no local acima especificado. Friso que a audiência será presidida por este magistrado e contará com a presença do Administrador Judicial e do Gestor Judicial”.

Veja aqui a decisão, na íntegra:D E C I S Ã O 1

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ex colaborador

    Boa tarde Edivaldo,nos aqui em MG estamos muito felizes com essa noticia, muitos ex colaboradores estao esperançosos em ter seus empregos de volta , que Deus abençoe a todos….

  2. jose antonio dos santos

    O caminho para o Brasil não
    é afastar a Presidente Dilma e sim fazer com que as autoridades deêm o exemplo do Juiz Federal Sergio Mooro. Lugar de ladrão é na cadeia. não importa sua condição social, canalhas também usam terno e gravata.

  3. jose antonio dos santos

    A volta do imposto CPMF se fiscalizado seu destino dará um alento importante aos usuários do SUS que estão entregue as moscas de ha muito tempo. É preciso conter o roubo!.

    Enquanto isso, aqui em Alagoas os gestores incompetentes, irresponsáveis, verdadeiros canalhas estão incinerando mais de 50 toneladas de medicamentos e afins, adquiridos com recursos público, um crime que deveria amputar as maõs destes vermes humanos responsáveis por tamanha sacanagem!.

Comments are closed.