Justiça vai publicar edital para arrendamento da usina Guaxuma em Alagoas
   31 de março de 2016   │     14:19  │  5

Considerada a melhor unidade do Grupo João Lyra, a usina Guaxuma, localizada em Coruripe, AL, tem mais de 15 mil hectares de terras prontas para irrigação, capacidade de moagem acima de 1,5 milhão de toneladas por safra e estaria necessitando apenas de reparos para voltar a operar.

A empresa, que gerava mais de três mil empregos diretos por safra, tem tudo para voltar a funcionar e já na próxima safra. Vai depender, agora, apenas de celeridade da Justiça. Até porque existem pelo menos dois grupos interessados no seu arrendamento.

O juiz da Comarca de Coruripe, Kleber Borba Rocha, pediu posicionamento de credores da massa falida da Laginha Agroindustrial para analisar proposta de arrendamento da Guaxuma. De acordo com despacho do último dia 14, o magistrado registra: “A Nova Cana Agro-Industrial Ltda., em constituição, a originar-se da sociedade empresária Everest Distribuidora de Petróleo Ltda.-ME, apresenta proposta para arrendamento da Usina Guaxuma, ativo pertencente à massa falida.

Ainda no despacho, Kleber Borba, explica que: “Considerando que não apenas a requerente, mas também outras sociedades empresárias do setor sucroalcooleiro, têm manifestado o interesse em arrendar o ativo em referência, intimem-se o Administrador Judicial, o Comitê de Credores, a falida e o Ministério Público Estadual para que, no prazo de 15 (quinze) dias, manifestem-se sobre a questão (arrendamento da Usina Guaxuma), pois, constatando que o negócio atende aos interesses da massa falida e dos credores, este magistrado determinará a publicação de edital e realizará audiência para a obtenção de propostas”.

Cooperativa de Alagoas entra na disputa

A Cooplansul, constituída de empresários e fornecedores de cana com o objetivo de arrendamento da usina, também vai apresentar proposta de arrendamento da Guaxuma.

O presidente da cooperativa, Guido Breda, acredita que a proposta, nos moldes do arrendamento da Uruba pela Coopervales, tem amplas chances de aprovação.

“A unidade é muito importante para nossa região e assim como ocorreu com a Uruba, em Atalaia, iremos colocar a Guaxuma em funcionamento, garantindo escoamento da produção dos fornecedores de e movimentando a economia dos municípios circunvizinhos”, aponta.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Jorge

    Obrigado pelo retorno, vamos torcer pra ser notícia boa pois a região está complicada sem essas duas usinas.

Comments are closed.