Licença de implantação do estaleiro de Coruripe só sai em abril
   27 de fevereiro de 2014   │     22:55  │  3

Não será em fevereiro, nem em março deste ano como esperava o presidente do Grupo Synergy, German Efromovich. A emissão de licença de implantação do Estaleiro do Nordeste só deve ser feita  em abril deste ano.

O atraso, no entanto, é pequeno, se considerado que o projeto de construção de um estaleiro em Coruripe foi definido lançado em dezembro de 2009. Desde então, o projeto passou por várias adaptações, o que resultou na mudança de local (antes era no Pontal de Coruripe e agora no povoado Miaí de Cima) e até na torca de nome de Eisa para Enor.

O prazo para emissão da licença ambiental foi dado pela ministra do Meio Ambiente, durante reunião com o governador Teotonio Vilela Filho, o presidente do Ibama, Volney Zanardi e o presidente do Conedes, Luiz Otávio Gomes, nesta quinta-feira, 27, em Brasília. Izabella Teixeira a avisou que o processo só deve ser concluído em abril deste ano. Antes disso não. Depois, talvez.

Na semana passada, Luiz Otávio Gomes havia informado que o Enor já entregou toda a documentação exigida pelo Ibama: “não falta mais nada”. Ele também entregou, como representante oficial do Estado no processo os projetos de “medidas compensatórias”. Os  projetos complementares do EIA (Estudo de Impacto Ambientla) foram entregues pela consultoria Acquaplan em dezembro do ano passado.

Entre as medidas compensatórias está o compromisso de aumentar a rede de saúde, de incentivo ao ensino técnico e a duplicação da rodovia que liga a Barra de São Miguel a Coruripe. “Todas as exigências do Ibama foram atendidas, inclusive com a apresentação de projetos que poderiam ser  apresentados depois do início da construção do estaleiro”, aponta Luiz Otávio Gomes.

Pelo Facebook Téo Vilela repercutiu o encontro, com satisfação: “Em excelente reunião hoje com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Ibama, Volney Zanardi, na companhia do presidente do Conedes Luiz Otávio Gomes, eu fui informado que o Ibama entrega, em abril próximo, a licença de implantação do estaleiro Enor, o que garantirá, em junho, o inicio das obras do maior empreendimento empresarial da história de Alagoas”.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. luciana sarmento

    É isto que Alagoas precisa,boas notícias,parabéns amigo Edivaldo,em pouco tempo tem se mostrado um blogueiro diferenciado,transmitindo a notícia,tal qual acontece,sempre imparcial,sem falar que é um cara antenado trazendo ao seu público,todo tipo de notícia,sempre temas atuais e de interesse da população,que se mantenha assim,porque em pouco tempo tem conseguido um grande respeito,pena que grande parte das pessoas só se interessam,por más notícias,em criticar o governo,ou quando afeta o seu próprio bolso,essa é uma grande notícia do estaleiro,mas muitos poucos comentários,não percebem ou mesmo não se importam que essa industria pode ser a redenção,senão do estado ,daquela região,parabéns a você,e parabéns ao governador, que não tem medido esforços pra que essa industria se torne realidade.

  2. Há Lagoas

    Minha indagação é, quais o critério técnico que estabelece toda essa burocracia?
    Se dependemos de industrias para mudar nosso cenário social, porque postergar tanto uma decisão?
    Acreditar que esta licença saia em Abril, é não reconhecer todo o embrolho que este investimento se meteu desde seu “lançamento”.
    Para uma opinião simplista como a minha, isso tem nome: má vontade!
    Isto é Alagoas, tratamento diferenciado entre seus pares, viva a Federação!

Comments are closed.