Lula não é candidato, diz ministra mais próxima de Dilma: e agora, PT?
   30 de junho de 2013   │     14:07  │  2

O cenário está sendo desenhado de forma inesperada. A base de apoio do governo federal no Congresso Nacional em peso não aguenta mais Dilma Rousseff e quer o ex-presidente Lula de volta.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman – aquela que bateu boca no telefone com Renan Calheiros – a mais importante força do governo depois da presidente, tratou logo de desmentir a possibilidade de Lula ser o candidato a presidente do PT em 2014 e não Dilma Rousseff.

O que impedia essa possibilidade? A alta popularidade da presidente, que chegou ao recorde histórico de 65% em março deste ano. Mas aí vieram as manifestações (há quem diga que tem gente do PT por trás, você acredita?) e Dilma Rousseff desce, como previu João Caldas, de elevador.

Na primeira pesquisa (leia o texto anterior) após as manifestações, Dilma Rousseff aparece com 30%, enquanto Lula, com 46%, seria o único capaz de vencer as eleições no primeiro turno.

No site Brasil 247 o nome de Lula já foi apresentado como alternativa para o atual grupo  que governa o país não perder o poder.

Lula, além de ter o “PT na mão”, tem ainda a completa preferência dos outros partidos da base aliada, especialmente o PMDB de Renan Calheiros e Romero Jucá. Luiz Inácio seria, hoje, o único nome capaz de manter a base aliada.

Se Dilma Rousseff for candidato é provável que provoque um racha na base, com a saída do PSB e PSD, podendo ainda perder PP,PR e pelo menos parte do PMDB que faria campanha nos estados para outros candidatos.

Negando o óbvio

Em meio a crescente especulação de que Lula será o candidato a ministra saiu-se com essa: “O Lula não é candidato. A presidente é a nossa candidata. Todos estarão na campanha. O que nós precisamos agora é trabalhar cada vez mais. O povo trabalha, sofre no dia a dia para cumprir com compromissos. Cabe a nós honrar o cargo, seja em qualquer esfera de poder. Ficar especulando, fofocando, divulgando mágoas não serve ao país, nem é digno de quem tem responsabilidade de função pública”, disse a ministra, ao jornal O Globo.

Ao fazer questão de afastar essa hipótese, a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estaria tentando dar um recado para todas as lideranças políticas de dentro e de fora do PT. Resta saber se esse recado será ouvido por alguém.

Depois da divulgação da pesquisa do Datafolha, nesse sábado, Dilma Rousseff convocou os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Paulo Bernardo (Comunicações) e Helena Chagas (Comunicação Social) para avaliar os números.

Por enquanto o Palácio do Planalto acredita que não há razão para pânico. E você, o que acha?

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Abelardo

    O PT ainda não entendeu que os BRASILEIROS PERDERAM A PACIÊNCIA com essa ‘TURMA” sem EXCEÇÃO ,agora acredito que não tenha o dedo e nem a mão do PT nas manifestações ,até porque tentaram se infiltrar e foram ESCURRAÇADOS e o grande “chefe” até pediu para a CUT entrar e foi ESCURRAÇADA também não importa na EQUAÇÃO ATUAL BRASILEIRA É ASSIM: DILMA=LULA / LULA=DILMA então, BRASIL tem menos EDUCAÇÃO,SAÚDE,SEGURANÇA PÚBLICA e +CORRUPÇÃO+IMPUNIDADE+VIOLÊNCIA URBANA+INFLAÇÃO+SALÁRIOS CONGELADOS.Para finalizar a título de ilustração os gastos com a COPA DO MUNDO NESTE PEDAÇO DE PARAÌSO (para alguns)foi maior que os gastos de AFRICA DO SUL(8 bilhões),JAPÃO(16 bilhões),ALEMANHA (6 BILHÕES) JUNTOS, pois, GASTAMOS 33 BILHÕES DE REAIS,e o pior é que tem muito neguinho rico com essa “COPA DA VERGONHA”.

  2. Ernaldo jose da silva

    E PT verdade e para si Quidar mesmos porque ja tiverao 12 anos po ex. cade Areforma agraria;

Comments are closed.