Para Asplana usinas devem repetir moagem de 16 mi de toneladas de cana
   26 de outubro de 2016   │     15:25  │  0

Com 16 usinas em operação na safra 16/17, o presidente da Asplana afirmou que a expectativa é que o setor repita a moagem do ciclo passado, de pouco mais de 16 milhões de toneladas de cana.

“Nem as usinas, nem os fornecedores tiveram condições para renovar o canavial. Por isso, o volume de cana deve ser a mesmo da safra 15/16”, disse  Edgar Filho,.

A expectativa do setor é que o financiamento internacional, que vem sendo pleiteado pelas usinas, possa ser liberado pelo banco suíço. “Com isso, o canavial poderá ser renovado e Alagoas poderá voltar a produzir a marca histórica de 25 milhões toneladas”, aponta.

Outro fator de preocupação da Asplana é a previsão meteorológica de seca para a região. “Se ela se confirmar, será um verdadeiro caos. Estamos enfrentando uma crise financeira grave. Se a seca vier, será uma situação bem difícil”, reforçou Edgar Filho.

Protesto

Em uma situação financeira delicada – sem receber de algumas usinas pela cana comercializada nas últimas três safras – fornecedores do Estado decidiram atender a solicitação do governador e conceder prazo para que Renan Filho possa mediar o conflito entre a categoria e as unidades industriais. A decisão adia os protestos previstos para o próximo dia 31 deste mês.

“Resolvemos conceder este crédito ao governador que sempre atendeu aos anseios dos fornecedores de cana alagoanos. Tenho a certeza que, mais uma vez, ele vai conseguir resolver este impasse”, aponta Edgar Filho, após  reunião na manhã da segunda-feira, 24, com centenas de produtores rurais do Estado para discutir uma saída para o atraso no pagamento.

“Os fornecedores querem ir para as ruas protestar e mostrar para a sociedade que que estamos sendo massacrados pelas usinas. Sabemos das dificuldades da indústria, mas precisamos receber o que nos é devido”, reforça Edgar Filho.