Renan sai em defesa de mais liberdade para as redes sociais
   1 de março de 2013   │     5:06  │  4

Alvo de uma campanha  para que deixe o cargo, o presidente do Senado, Renan Calheiros, foi um dos 16 políticos do PMDB escalados para participar do programa nacional do partido, ontem a noite, em rede nacional de rádio e TV.

“Para os erros da democracia mais democracia”, defendeu Renan. “Para as redes sociais, mais liberdade de expressão”, propõe, mesmo sendo esta a principal trincheira de luta contra a sua eleição para a presidência do Senado.

Citando a presidente Dilma Rousseff, o senador disse ainda preferir “o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras”.

Nem todos são obrigados a acreditar no que o senador diz. Mas, pesa a seu favor o histórico da luta pela redemocratização do Brasil. Como muitos alagoanos que se tornaram líderes políticos – caso de Aldo Rebelo, Eduardo Bomfim e Ronaldo Lessa -, Renan começou a fazer política no movimento estudantil, entre os anos 70 e 80.

O presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, também falou no horário do PMDB e sentenciou: “é respeitando diferenças que faremos a diferença”.

Junto com Renan, Alves acaba de derrubar o 14º e o 15º salários dos deputados e senadores– numa economia de mais de R$ 90 milhões. O senado acaba de promover uma reforma administrativa com redução de gastos de R$ 260 milhões.

Renan e Alves também já definiram para a próxima semana votação de vetos importantes, como o dos royalties do petróleo, cuja derrubada interessa a todo o Brasil – menos o Brasil rico, do Rio e Sampa, maiores beneficiados pelos royalties.

Não é a primeira vez que a imprensa e as redes sociais fazem barulho em torno de uma causa ou movimento.  Nos últimos anos vimos várias campanhas. Mas pela primeira vez parece que o “baruhlo das ruas” está ecoando dentro no Congresso Nacional.

Alves e Renan, mesmo vistos como atrasados e retrógrados por muitos brasileiros estão conseguindo, ao cortar gastos no Congresso e colocar em pauta, para votação, os projetos mais importantes, fazer o legislativo avançar.

Se continuarem assim logo surgirão vozes e opiniões nas redes sociais e na imprensa em defesa do legislativo. Até porque o Congresso, em que pesem suas falhas, sempre foi e sempre será a caixa de ressonância da sociedade. Deputados e senadores serão sempre mais próximos do povo do que presidentes, ministros de estado ou do judiciário.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Fagner

    É óbvio que as pessoas que comentaram abaixo são as mesmas!

    Renan é um corrupto e merece ser destituído do cargo, enquanto esse país colocar pessoas corruptas no poder… e existir pessoas de pouca informação que ainda apoiam isso, continuará essa mesma pocilga de sempre.

  2. Clara

    Sou Alagoana e desde que comecei a votar acompanho o senador Renan Calheiros com muito orgulho! E o que mais me admira nele é justamente essa vontade de trabalhar em defesa da democracia e dos que mais precisam!!!

  3. Cássia

    O senador é mesmo um cara de coragem e capacidade. Defende a liberdade de expressão , mesmo sendo atacado pelas redes sociais e por setores da imprensa. Taí. Gostei bastabte da nateria acima referida.

  4. Dmitri

    O senador Renan é corajoso, defende a liberdade de expressão mesmo sendo atacado pela redes sociais e por setores da imprensa, taí gostei..

Comments are closed.