RF X Rui: inauguração provoca novo confronto entre governador e prefeito
   29 de junho de 2016   │     23:35  │  5

Rui Palmeira fecha, nesta sexta-feira, 1º, com várias ações, a sua participação em inaugurações da prefeitura – pelo menos até a eleição de outubro.

Candidato á reeleição, o prefeito  não poderá mais participar de eventos do tipo, a partir de 2 de julho, como manda a legislação eleitoral.

Na programação oficial, divulgada pela equipe de Rui Palmeira, está a inauguração da UPA do Benedito Bentes. O evento tem tudo para azedar ainda mais as relações políticas – e até pessoais – entre o prefeito e o governador Renan Filho.

Recentemente, os dois trocaram farpas envolvendo o andamento de obras e ações dos dois poderes no município. A nova “guerra” foi declarada através de textos produzidos pela Secom do Estado e a Secom de Maceió sobre o mesmo evento.  Um omite o prefeito, o outro omite o governador. E pelo visto serão dois eventos. Um é do governo. O outro, da prefeitura.

Não bastasse a “guerra de bastidores”, o secretário de governo de Maceió, Ricardo Wanderley, revelou a jornalistas que o Estado não está cumprindo o prometido– de fazer os repasses do custeio para a UPA dos 25% do Estado e dos 50% da União.

Ricardo informa que os repasses que estariam atrasados para manutenção da UPA do Trapiche e para abertura da UPA no Benedito Bentes.

Resta saber se depois da cobrança pública o Estado participará da solenidade conjunta ou se RF, ao estilo, vai preferir engrossar o caldo.

Ouvido de mercador

Governador e prefeito falaram, por telefone, na semana passada, sobre a inauguração da UPA. Pelo visto, ninguém ouviu ninguém.

Ainda assim, Ricardo avisa que as relações entre governo e prefeitura, incluindo a Secretaria Estadual de Saúde é boa e estão dentro do campo institucional: “Espero que continue assim e que a questão eleitoral não interfira nas ações que Estado e município desenvolvem em conjunto”, pondera.

Pendura

O Estado teria deixado de repassar, até agora, o que foi negado pela Sesau, o custeio da UPA Trapiche do mês de maio e estaria com repasses em atraso para a compra de equipamentos da UPA do BB. “O compromisso assumido pelo governo foi de assegurar o custeio do Estado e o da União. Esses repasses estão em atraso. A prefeitura tem dificuldades para manter o serviço, mas faremos um grande esforço para evitar solução de continuidade”, avisa Wanderley.

O custo de manutenção de cada UPA é de cerca de R$ 1,02 milhão por mês, para uma média de 500 atendimentos. O modelo adotado em Maceió, assegura o secretário, tem um dos menores custos e melhores eficiências do país.

Onde isso vai parar?

Que ninguém espere afagos ou gestos cordiais entre o prefeito e o governador nos próximos meses. Até as eleições de 3 de outubro, o tom entre os dois deve subir. É preciso que assessores, amigos, aliados conselheiros, marqueteiros ou seja lá quem for ajude a baixar a temperatura.

Se o caldo entornar, quem vai sair queimado é o cidadão que mora ou usa os serviços públicos em Maceió.

Versão oficial

Veja as diferentes versões do mesmo evento. Primeiro o texto da Agência Alagoas:

UPA do Benedito Bentes será entregue à população na sexta-feira (1)

Governador Renan Filho e secretária da Saúde participam da solenidade de entrega da unidade

Investir na melhoria dos serviços voltados para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das metas do Governo do Estado, que nesta sexta-feira (1º) irá entregar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aos moradores do Benedito Bentes.

A solenidade de abertura acontece às 9h, com a presença do governador Renan Filho e da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, além de outras autoridades estaduais e municipais.

Leia aqui, na íntegra:

http://agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/5611-upa-do-benedito-bentes-sera-entregue-a-populacao-na-sexta-feira-1

 

Veja agora o texto da Secom Maceió:

Prefeito Rui Palmeira inaugura a UPA do Benedito Bentes nesta sexta

Nesta sexta-feira, 1º de julho, o prefeito Rui Palmeira inaugura a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes. A cerimônia de abertura acontece às 9h, com a presença de autoridades municipais e estaduais.

“Estamos muito felizes por honrar um compromisso assumido e entregar esse equipamento tão importante. Agora teremos duas UPAs, essa do Benedito Bentes e a do Trapiche, que está em pleno funcionamento. Esta ação se soma à reforma de diversos postos de saúde, construção de novas unidades e contratação de pessoal efetivo, nesse esforço da gestão de melhorar a saúde de Maceió”, disse o prefeito Rui Palmeira,

Leia aqui, na íntegra:

http://www.maceio.al.gov.br/secom/noticias/prefeito-rui-palmeira-inaugura-a-upa-do-benedito-bentes-nesta-sexta/

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Perplexo

    Minha gente,quanta arbitrariedade continuam fazendo em anos eleitorais. Esse prefeito de Maceió,nunca deu atenção para as coisas mais importantes para a população,como saúde e educação, e agora,a apenas seis meses antes da eleição onde ele tenta ser reeleito,começou a reformar algumas escolas e para completar chamou semana passada um monte de professores temporários onde se percebe claramente que são indicações de vereadores e na saúde é a mesma coisa. Inaugurando postos que praticamente não funcionam como o pam do salgadinho e a upa do trapiche. Como vão funcionar sem profissionais da área e agora para completar também está empregando um monte de cabos eleitorais para as upas inauguradas que são,também, de acordos com vereadores e “donos” de partidos que o apoiam. ALÔ MINISTÉRIO PÚBLICO.

  2. Barbosa

    Há quantos anos Renan manda e demanda em Brasília? Pois é ninguém nem lembra, o problema é que Alagoas continua de pior a pior, toda eleição é assim, Renan querendo sem mais. Renan filho tem tudo para ser igual ao pai, Alagoas merece. Enquanto o povo, inclusive os das grotas que o RF visita hove criarem vergonha e cobrar como cidadãos os seus direitos, Alagoas é o país será sempre essa merda.

  3. Marcos Medeiros

    A má fama de pagador desse governo Renan Filho vai longe, pergunta aos prestadores de serviços e fornecedores da saúde. Se você acha q a coisa tá ruim, pode ficar muito pior. ALAGOAS NÃO PODE VIR O MARANHÃO. Renan é cria do Sarney

  4. Luís Lins

    Erivaldo,pergunto onde estar o Ministério Público Q não
    Ver a propaganda exagerada e mentirosa do Rui
    No ano da eleição.
    Quero saber onde estar essa Maceio Q ele mostra
    na TV.
    O dinheiro Q ele gasta nas propagandas se comprasse
    de remédio os postos de saúde estaria melhor.

Comments are closed.