Sebrae e CDL lançam campanha para limpar nome de devedores
   27 de março de 2017   │     18:47  │  0

A campanha tem nome e sobrenome – ‘Nome Limpo, Nome Bom’ e está de volta aos municípios de Alagoas durante toda esta semana.

O “esforço” é da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (FCDL/AL) em parceria com o Sebrae em Alagoas e o Banco do Nordeste. O objetivo é a renegociação de dívidas e nova oferta de crédito no mercado, retomando o consumo.

Durante esta semana, a começar desta segunda-feira, 27 até o dia 31 de março, representantes das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) estarão nas principais praças de cada cidade com estandes e equipes voltados para oferecer consulta aos bancos de dados SPC/Serasa, mediante apresentação de documentos originais de identificação (RG e CPF).

Caso seja identificada a situação de inadimplência, o consumidor será orientado sobre como negociar o débito, enquanto a empresa em questão será comunicada pela CDL sobre a intenção de resolução da pendência.

O Sebrae em Alagoas será parceiro direto, participando na estrutura da CDL em Maceió – duas vans no Calçadão do Comércio, na região da antiga Lobrás – e em Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, municípios que contam com Escritórios Regionais do Sebrae. Serão ofertados os serviços de consultoria e atendimento empresarial, ao lado da consulta e orientação da Câmara Lojista.

A campanha defende uma negociação direta entre devedor e credor, incluindo percentual de desconto da dívida, parcelamento ou abatimento de juros. Os benefícios contemplam as duas partes: o consumidor limpa seu nome e a empresa recebe recursos em caixa. A primeira edição da campanha ‘Nome Limpo, Nome Bom’, uma inovação da FCDL alagoana criada em 2015, foi tão positiva que foi copiada por outras federações no país.

“A campanha já faz parte do calendário da Federação, pois os lojistas receberam de braços abertos, e esperamos o mesmo para este ano. O lojista precisa do dinheiro e o consumidor precisa do nome limpo para poder comprar mais no comércio”, destacou o presidente da FCDL/AL, José Leonardo Costa Marques.

Orientação financeira

Outro aspecto da campanha é o de orientação sobre orçamento e boa utilização do crédito. Em cada posto de atendimento, também serão distribuídas cartilhas que relembram e reforçam critérios de educação financeira.