Sem equipamentos, UPA do Trapiche não deve funcionar mais esse ano
   24 de novembro de 2015   │     21:43  │  2

É um abacaxi. Literalmente. A UPA do Trapiche foi inaugurada em dezembro de 2014 pelo ex-governador Teotonio Vilela Filho. Desde então, já foram marcadas várias datas para uma nova inauguração – de fato – e a entrada em operação.

Seria em agosto, depois setembro, outubro, ficou para novembro, dezembro e agora é provável que não aconteça mais este ano.

O fato é que o prédio está bonito e completo por fora, mas não tem nada dentro.

Os equipamentos para o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento ainda não foram entregues e nem não há previsão para a chegada no local.

Ao ser questionado sobre o funcionamento da UPA, o secretário de Saúde de Maceió, Zé Thomaz Nonô, diz que só a unidade só pode operar com os equipamentos.

A responsabilidade pela construção e compra dos equipamentos, lembra Nonô é do Estado. O município é responsável pela gestão.

Contrato de R$ 1 milhão

A gestão da UPA será terceirizada. Após concorrência pública, o contrato de gestão foi assinado pelo prefeito Rui Palmeira, com o Instituto Saúde e Cidadania (Isac) em junho deste ano.

Oficialmente, a Organização Social (OS) passa a gerenciar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde do local. O valor do contrato mensal é de R$ 1,026 milhão. Resta saber se o Isac já está recebendo esse valor, mesmo com a UPA parada.

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. WELLINGTON

    EM TODO O LUGAR DO BRASIL AS UPAS FORAM ENTREGUES COM TODOS OS EQUIPAMENTOS DE PRIMEIRA LINHA. RESTA SABER ONDE SE ENCONTRAM OS EQUIPAMENTOS RECEBIDOS PELO ESTADO E QUE NÃO FORAM REPASSADOS PARA O MUNICÍPIO JÁ QUE VAI SER O RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO, MESMO TERCEIRIZANDO.
    UMA PERGUNTA QUE NÃO PODE FICAR SEM RESPOSTA.
    COMO PODE UMA “OS” COLOCAR PARA FUNCIONAR UMA UPA COM UM CUSTO MENOR QUE A ADMINISTRAÇÃO DIRETA? NÃO EXISTE EM LUGAR NENHUM EXEMPLO DE GESTÃO DESSAS “OS”. ISTO É A PRIVATIZAÇÃO MAQUIADA QUE BENEFICIA OS AMIGUINHOS DOS GESTORES.
    ESSA CONVERSA QUE É UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS É PARA BOI DORMIR… VEJAM O EXEMPLO DE SANTANA DO IPANEMA. SÓ FUNCIONA UM CORREDOR, O RESTO DO HOSPITAL É UM ELEFANTE BRANCO, OS GESTORES FICAM COM A GRANA TODA E O POVO COMO SEMPRE PAGANDO A CONTA COM UM SERVIÇO PÉSSIMO.

  2. Antonio Barbosa

    Isso é um governo incompetente. Fica enganando a população, enquanto isso nós cidadãos continuamos a assistir milhões e milhões sendo jogados na comunicação (que aliás só faz mentir). Cadê o MPE para apurar essas coisas? Continuem votando nesse povo e vocês vão ver aonde vão terminar. Fora Rui e Renan

Comments are closed.