Setor de Call Center vai gerar 5 mil empregos em Maceió
   30 de setembro de 2013   │     23:02  │  0

A chegada de uma grande empresa do setor de Call Center em Maceió, informação dada em primeira mão por este blog (http://wp.me/p2Awck-Zg), será confirmada nesta terça-feira com a assinatura de um protocolo de intenções entre o diretor da  multinacional italiana Almaviva, Carlo Ruggeri, o prefeito da capital, Rui Palmeira, e o governador Teotonio Vilela Filho.

A negociação com a Almaviva foi iniciada em março deste ano pelo então secretário adjunto do Desenvolvimento, Keylle Lima, atualmente na Comunicação. A partir de entendimentos com a prefeitura, Rui Palmeira mandou para a Câmara dos Vereadores um projeto de lei de incentivos para o setor de Call Center, cujo principal atrativo é a redução da alíquota do ISS de 5% para 2%, além da redução de tarifas do IPTU e ITBI.

De acordo com o prefeito, a empresa vai empregar mais de 5 mil pessoas, a maioria jovens estudantes. “Será uma oportunidade para o primeiro emprego de milhares de maceioenses, especialmente os que moram na parte alta da cidade”, disse o prefeito a este blog.

Os investimentos no novo empreendimento serão de cerca de R$ 30 milhões. A Almaviva deve atender empresas de telefonia móvel e internet (OI, Claro e NET).

As empresas de Call Center, antes concentradas no Centro-sul do Brasil, estão agora migrando para o Nordeste. Capitais como Aracaju, Recife e Natal já foram beneficiadas nos últimos meses com a geração milhares de empregos: “quem partiu na frente colhe benefícios. Em Aracaju as empresas de Call Center geram mais de 6 mil empregos diretos, em Natal, no Rio Grande do Norte, o setor emprega 5 mil empregos diretos”, aponta Rui Palmeira.

A Ascom  da Seplande distribuiu texto sobre os investimentos no setor, que você pode ler na íntegra a seguir:

O governador Teotonio Vilela Filho assina, nesta terça-feira (1º), um protocolo de intenções com a prefeitura de Maceió e a empresa Almaviva do Brasil, responsável pela implantação de um call center em Alagoas. A assinatura do termo, que reúne as atribuições das três partes envolvidas no projeto, acontece no Palácio República dos Palmares, às 12h. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o diretor da Almaviva, Carlo Ruggeri, estarão presentes à solenidade.

O empreendimento será instalado numa área de 10 mil m², na cidade de Maceió, e terá um total de R$ 30 milhões em investimentos. A empresa trabalha com a perspectiva de que o call center gere, até o final de 2014, cinco mil novos empregos diretos no estado, onde a grande maioria das vagas será preenchida com profissionais alagoanos.

“Este é mais um empreendimento que chega a Alagoas, comprovando o sucesso da política voltada para o desenvolvimento econômico implantada pela atual gestão de governo. É muito importante para o estado contar com um novo negócio que é responsável pela geração de cinco mil empregos diretos, um número muito relevante”, destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

Para a secretária do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió, Solange Jurema, a parceria entre estado e município foi fundamental para que a empresa enxergasse em Maceió um ambiente favorável para a implantação do empreendimento. “Desde o início do processo, quando a empresa sinalizou a intenção de abrir um call center em Alagoas, a prefeitura e o Governo trabalharam de forma conjunta para atender todas as necessidades e esclarecer os principais questionamentos dos empresários. A vinda do call center é uma grande conquista”, declara a secretária.

Almaviva – Integrante de um grupo multinacional, a Almaviva do Brasil é uma empresa de contact center e informática, ofertando projetos e operações de relacionamento com os clientes.