Téo entra na campanha em Arapiraca e joga prestígio para alavancar candidatura de Rogério
   28 de julho de 2012   │     18:37  │  0

Téo Vilela mostrou hoje que vai entrar de corpo, alma e máquina do governo nas eleições. E tudo no estilo que marcou suas últimas vitórias em Alagoas: vestido de azul e repetindo o velho – mais eficiente – discurso do bem contra o mal.

Hoje pela manhã o governador liderou caminhada seguida de comício em Arapiraca num ato em que ele foi (ainda) o ator principal e os candidatos coadjuvantes. Foi a primeira vez, desde as convenções, que Vilela participou de um ato eleitoral.

Rogério Teófilo, o candidato tucano, ainda amarga o terceiro lugar e último lugar, com 12% nas pesquisas eleitorais. Ele enfrenta Célia Rocha que tem 55% ( no último levantamento feito pelo Gape).

E 55% é a mesma aprovação de ótimo/bom que Téo Vilela tem em Arapiraca segundo pesquisa feita pelo governo. “O índice de aprovação na cidade chega a 78% se somarmos ótimo/bom/regular” aponta o secretário de Comunicação, Rui França.

Téo Vilela – como ele gosta de repetir – tem uma forte relação com Arapiraca. E agora, após seu rompimento com Luciano Barbosa parece jogar todas as fichas para fazer o futuro prefeito da cidade.

Com a escolha de Teófilo, ele tenta evitar o erro que cometeu em Maceió em 2008 ao escolher  uma técnica competente – mas política inexperiente – para disputar as eleições contra Cícero Almeida, então no auge de sua popularidade.

Nestas eleições, além de bater Célia Rocha, dona de grande popularidade, Téo  enfrenta o prefeito Luciano Barbosa, reeleito (2008) com 91% dos votos e hoje como mais de 80% de aprovação.

De olho no futuro

Porque Téo vai á briga em Arapiraca? Nesse caso fica  claro que está em disputa o poder político estadual. A capital do agreste é uma cidade estratégica para 2014. Quem quiser ser senador ou governador vai precisar do apoio dos arapiraquenses.

Não é por acaso que Vilela deu a arrancada na campanha de Rogério Teófilo ao lado de Biu de Lira (há quem diga que ele será candidato a sua sucessão) e de vários secretários de Estado.

O governador e o governo vão jogar peso em Arapiraca, direcionando suas atenções para a cidade. Até porque nesse momento  Téo Vilela considera que a campanha de Rui Palmeira em Maceió vai muito bem e não precisa, por enquanto do “reforço” de sua participação.

Prontos para o confronto

A foto da participação de Téo Vilela na caminha e o texto que vi hoje no site Alagoas em Tempo mostra que Teófilo vai sim para o confronto. E que ninguém se engane, com o  peso do governo e a força eleitoral de Téo Vilela e Biu de Lira pode até não ter chances de vitória, mas vai incomodar.

O discurso está na ponta da língua: “Rogério é o mais preparado, o melhor, para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado na cidade, para Arapiraca continuar crescendo. Ele é o melhor para garantir projetos  e recursos federais e estaduais para o município”, diz Rui França, o marqueteiro – ainda que através de consultoria – de Teófilo.