“Tio Rafa” lança movimento para estimular voto de jovens em AL
   22 de abril de 2022   │     21:17  │  2

Pré-candidato a deputado federal, apontado como um dos possíveis nomes para vice de Paulo Dantas na eleição de governador tampão na Assembleia Legislativa, Rafael Brito lançou movimento nas redes sociais para incentivar jovens entre 16 e 18 anos a fazer ou alistamento eleitoral. Para esta faixa etária, o voto é facultativo.

Rafael Brito passou a ser chamado de “Tio Rafa” depois da sua recente passagem pela Secretaria de Educação do Estado. A partir do relacionamento que construiu com jovens, estudantes e professores, criou o “Movimento Avança Mais” para estimular a participação de jovens nas eleições deste ano.

Nesta sexta-feira (22/04), faltando menos de duas semanas para o encerramento do prazo, ele lançou vídeo que ensina, passo a passo, como o jovem deve proceder para tirar o título de eleitor pela primeira vez.

“Recado importante para os nossos jovens. Dia 04 (de maio) acaba o prazo para tirar o título de eleitor, mas a parte boa é que o processo pode ser feito todo online, não precisa sair de casa”, aponta Rafael Brito. “A juventude alagoana precisa fazer bonito e participar decisivamente do futuro do nosso estado e do país”, emendou.

Veja o vídeo aqui o vídeo: https://www.instagram.com/p/CcqpB0Wgz9P/

Recorde

No começo do ano o TSE havia registrado um número menor na emissão de títulos de eleitor entre jovens até 18 anos na comparação das eleições deste ano com pleitos anteriores. Esta semana, no entanto, o Tribunal Superior Eleitoral informou que o alistamento de novos eleitores nesta faixa etária cresceu e foi o maior registrado entre todos os pleitos (veja aqui).

Ao menos, é isso o que mostram os números de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses do ano. Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos.

O levantamento mais recente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) mostra que, até a última segunda-feira (18), 14.667 jovens de 15 a 18 anos fizeram a solicitação para emissão do primeiro título de eleitor, 80% do total de adolescentes aptos a votar. Eram pouco mais de 12 mil em março.

Saiba mais: Alistamento de eleitores jovens é recorde nos três primeiros meses do ano

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.