Agora é oficial: AL recebe certificação internacional de zona livre de aftosa
   30 de maio de 2014   │     0:55  │  3

Com uma “simples” cópia em mãos os integrantes da missão de Alagoas que participou da reunião OIE, em Paris, vibrou como se fossem jogadores da seleção de futebol levantando a taça da copa.

Os alagoanos receberam a certificação internacional que inclui o Estado como zona livre de aftosa com vacinação. O “papel”, entregue na França, põe fim a uma espera de 15 anos.

Álvaro Almeida (Faeal), Zé Marinho (Seagri), Marcelo Lima (Adeal), Domício Silva (ACA), Aldemar Monteiro e Fernando Medeiros (CPLA) representaram Alagoas na reunião da OIE e subiram juntos com a delegação brasileira para receber o certificado internacional reconhece o estado como zona livre de aftosa com vacinação. 

Daqui por diante as porteiras estão abertas para a agropecuária do Estado, um setor que tem mais 35 produtores – a maioria pequenos  e gera mais de 25 mil empregos diretos.

“É uma grande conquista para todos nós. Esperamos mais de 15 anos por isso. Essa no entanto é uma vitória de todo o setor produtivo, do estado e do povo de Alagoas. Em nome dos produtores quero agradecer a todos, em especial ao governador Teotonio Vilela Filho e, in memorian, ao companheiro João Batista Melo, que era superintendente federal de agricultura no nosso estado e muito contribuiu para este momento”, aponta Álvaro Almeida, presidente da Faeal.

 

A assessoria da Faeal distribuiu texto sobre o evento, que pode ser lido a seguir:

OIE reconhece sanidade do rebanho brasileiro de oito estados

“Foram 14 anos de muito trabalho até o reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação”, afirma presidente da FAEAL

Maceió  (29/05) – A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) confirmou a sanidade do rebanho brasileiro e declarou erradicada a febre aftosa nos estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o norte do Pará. Com isto, toda a região Nordeste está, oficialmente, livre doença, embora a maioria dos estados ainda tenha que vacinar os animais duas vezes por ano. A condição sanitária foi atestada nesta quinta-feira (29), pelos 178 países integrantes da OIE, reunidos em Paris, França.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL), Álvaro Arthur Lopes de Almeida, comemorou a decisão. “A classificação do nosso rebanho era de risco desconhecido. Foram 14 anos de muito trabalho, até o reconhecimento da área como de médio risco e, agora, livre de febre aftosa com vacinação”, afirmou.

Para ele, o posicionamento da OIE vai impulsionar a atividade pecuária do Estado de Alagoas, até aqui restrita ao comércio de animais para estados onde também havia risco médio da doença. “Além de estimular a pecuária, o trânsito fica legalizado e caem as barreiras para os produtos lácteos”, explicou Álvaro Almeida. O presidente da FAEAL lembrou, ainda, a excelente qualidade genética do rebanho de seu estado, composto principalmente pelas raças zebu, holandês e girolando.

 

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Wyrlanilson

    Parabéns a EQUIPE TÉCNICA da ADEAL,que realizaram um exlente trabalho para que o estado de Alagoas atingisse esse objetivo.

  2. jose antonio dos santos

    A aposentadoria precoce do Ministro Joaquim Barbosa revela uma atitude inteligente diante dos canalhas que se dizem poderosos neste País. Se o Brasil tivesse vários Joaquim Barbosa, com certeza este país seria diferente. Todos lembramos do episódio de Ex-Presidente Collor que por não compartilhar, não se entregar aos canalhas travestidos de politicos foi afastado do cargo.A Presidente Dilma, governa porque compartilha o país com uma maioria de canalhas investidos em verdadeiras quadrilhas, denominadas de “partidos politicos”. Com mais de 45 mil cargos de confiança, uma maioria de verdadeiros bandidos profissionais fazem a festa!.

Comments are closed.