João Lyra perde ‘controle’ e PSD deve coligar com a oposição
   30 de maio de 2014   │     16:06  │  7

Se ainda restavam dúvidas sobre o destino do PSD em Alagoas elas acabaram ontem. O partido fechou nacionalmente com a presidente  Dilma Roussef e deve ficar, no estado, com a Frente de Oposição que apoia a reeleição da presidente.

Em visita a Maceió, nesta sexta-feira,30, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afifi Domingos, que foi indicado para o cargo pelo partido, avisou que que o Partido Social Democrático irá se coligar em Alagoas de acordo com orientação da Executiva Nacional.

A declaração de Guilherme Afif foi dada durante um fórum sobre micro e pequenas na capital alagoana.

O ministro veio a Alagoas para anunciar apoio ao pré-candidato do PMDB ao governo, Renan Filho e reforçou publicamente a orientação que já tinha sido dada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, a João Lyra, presidente do partido em Alagoas.

João Lyra anunciou apoio a candidatura de Benedito de Lira, o que pode resultar numa intervenção ou medida similar.

Se algo parecido ocorrer, o grupo político que dá sustentação ao projeto de Biu promete abrir uma “guerra jurídica”. Isso até poderia evitar o apoio a Frente de Oposição mas não vai, por outro lado, garantir o apoio, nem o tempo de quase dois minutos do PSD para o horário de TV de Biu de Lira.

Na prática João Lyra perdeu o controle político do PSD. Pode até continuar na presidência do partido, mas terá de flexibilizar, para não perder tudo.

A tendência é que o PSD se coligue em Alagoas com a Frente de Oposição, que tem como pré-candidato ao Governo de Alagoas o deputado federal Renan Filho.

Depois de publicada essa informação recebei release da assessoria do PMDB sobre a posição do PSD. Tire suas conclusões:

“O PSD IRÁ SE COLIGAR COM QUEM A EXECUTIVA NACIONAL DO PARTIDO DECIDIR”, AFIRMA MINISTRO

 

O Ministro da Micro e Pequena Empresa e vice governador de São Paulo, Guilherme Afif (PSD), esteve nesta sexta-feira em Maceió no Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, no Palácio República dos Palmares.

Quando questionado sobre a atual conjuntura política do PSD em Alagoas, Afif disse que é uma decisão nacional com quem o partido irá se aliar em nosso estado.

 “Aqui em Alagoas a nossa posição é muito clara. Quando não há candidatura majoritária do partido, toda e qualquer decisão é levada para a executiva nacional para decidir. E aqui existem duas propostas de coligação e elas serão resolvidas pelo presidente do nosso partido”, afirmou.

Segundo a imprensa nacional, o PSD deve se aliar com a coligação que tem o  deputado Renan Filho (PMDB) como pré-candidato ao governo do estado, trazendo também dois candidatos a deputado federal.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ELEITOR PAGADOR DE IMPOSTOS

    Até agora nenhum jornalista ou blogueiro fez alguma matéria a respeito da eleição de 2006, onde disputou TEOTÔNIO VILELA (Vice Wanderley Neto) X JOÃO LIRA (Vice Celso Luis), caso o Deputado Federal João Lira tivesse ganho aquela eleição. O que aconteceria com o tesouro estadual, para salvar as empresas endividadas do Grupo JL? Certamente seria a maior quebradeira de uma Unidade Federativa, o caos seria pior do que a era da gestão Governador Divaldo Suruagy, concordam meus caros irmãos alagoanos? Este industrial se elegeu Deputado Federal para garantir um Fórum Privilegiado para responder pelos seus atos que ferem a ordem jurídica. Hoje tenta se reeleger Deputado Federal para manter se mantiver blindado pelo manto da impunidade, apoia o Senador Benedito de Lira para governador e certamente fazer parte do governo e ser dono de algumas Secretarias rentáveis (da Fazenda, Saúde, Educação e Infra Estrutura) que lhe rendam dividendos econômicos e garantir o suficiente erário para pagar suas despesas com advogados e também de custas processuais e etc.

  2. ELEITOR PAGADOR DE IMPOSTOS

    Até agora nenhum jornalista ou blogueiro fez alguma matéria a respeito da eleição de 2010, caso o Deputado Federal João Lira tivesse ganhado aquela eleição. O que aconteceria com o tesouro estadual, para salvar as empresas endividadas do Grupo JL? Certamente seria a maior quebradeira de uma Unidade Federativa, o caos seria pior do que a era da gestão Governador Divaldo Suruagy, concordam meus caros irmãos alagoanos? Este industrial se elegeu Deputado Federal para garantir um Fórum Privilegiado para responder pelos seus atos que ferem a ordem jurídica. Hoje tenta se reeleger Deputado Federal para manter se mantiver blindado pelo manto da impunidade, apoia o Senador Benedito de Lira para governador e certamente fazer parte do governo e ser dono de algumas Secretarias rentáveis (da Fazenda, Saúde, Educação e Infra Estrutura) que lhe rendam dividendos econômicos e garantir o suficiente erário para pagar suas despesas com advogados e também de custas processuais e tc.

  3. ELEITOR PAGADOR DE IMPOSTOS

    Até agora nenhum jornalista ou blogueiro fez alguma matéria a respeito da eleição de 2010, caso o Deputado Federal João Lira tivesse ganhado aquela eleição. O que aconteceria com o tesouro estadual, para salvar as empresas endividadas do Grupo JL? Certamente seria a maior quebradeira de um Estado da Federação, o caos seria pior do que a era gestão Suruagy, concordam meus caros irmãos alagoanos? Este industrial se elegeu Deputado Federal para garantir Fórum Privilegiado para responder pelos seus atos que ferem a ordem jurídica. Hoje tenta se eleger para manter este cenário, apoia o Benedito de Lira para governado para fazer parte do governo e ser dono de umas Secretarias que lhe rendam dividendos econômicos. Garanti-lhe o suficiente erário para pagar pelo menos à custa processuais, advogados e etc.

  4. ELEITOR FICHA LIMPA

    O Ex- Prefeito de Maceió Cicero Almeida, que não tem grupo politico nem carisma eleitoral. Quando foi vereador e Deputado Estadual, praticou um CHAVISMO, imitou o venezuelano Hugo Chaves, implantou um assistencialismo criando centros médicos para atendimento esporádicos de clinica médica, odontológico e de parturiente com objetivo de proliferar mídia eleitoral, produzir cadastro de eleitores e dar uma falsa sensação de que melhoraria suas ações assistencialistas caso ele chegasse a ser Prefeito, que seriam de proporções macro para atender a população carente dos bairros menos favorecidos. E o povão que facilmente acredita em tudo que ouve, caiu nas lábias deste RADIALISTA oportunista e demagogo. Juntou-se ao seu padrinho politico JOÃO LIRA e lhes entregou a coleta do lixo, onde o preço da tonelada/lixo foi astronômico, juntou-se também ao Senador Benedito de Lira que mandou e desmandou na sua administração, contribuindo para o MPE frear as investigações de desvios milionários de recursos federais e do próprio tesouro municipal porque o Senador Biu de Lira goza de FORUM PREVILEGIADO, se produziu acusações recíprocas e hoje estão de novo dentro do mesmo SACO DE FARINHA PODRIDA.

  5. ELEITOR CONSCIENTE

    A eleição de 2010. O candidato a governador Industrial falido e Deputado João Lira foi derrotado pelão então Senador Teotônio Vilela (PSDB) e seu vice José Wanderley Neto (PMDB) com total e maciço apoio do Senador Renan Calheiros. Até hoje o Deputado JOÃO LIRA não digeriu a derrota para o Senador RENAN CALHEIROS. Podemos imaginar que João Lira injetou milhões naquela campanha com a certeza que ganharia aquele pleito eleitoral, e se ganhasse para governador com sua ganancia pegaria de volta tudo que havia gasto na campanha e de quebra iria investir em suas empresas para evitar a falência do grupo, iria acontecer pior do que na gestão do governador Divaldo Suruagy. O estado seria quebrado para sempre e a desgraça iria tomar conta dos alagoanos. Mas Deus é grande e impediu esse desastre, terremoto, tsunami, suicídio em massa do povo alagoano se o Governador fosse o INDUSTRIAL FALIDO JOÃO LIRA.

  6. O BRANCO NÃO TEM PAPAS NA LINGUA

    Quanto à exoneração dos Secretario feito pelo Governador Téo, em detrimento de serem indicados pelos políticos faz parte da base aliada, porém tais políticos estarão em outro palanque fazendo parte da chapa do Senador Benedito de Lira, é obvio que seria um constrangimento para o governo manter os titulares das pastas em seus respectivos cargos. Seria ético que o Senador Biu tivesse solicitados a todos eles que entregassem os cargos, porém, nos dias de crise é difícil alguém pedir demissão do emprego. Esta eleição majoritária com certeza haverá segundo turno tanto para Presidente, quanto para governador. Para Presidente será DILMA x AÉCIO NEVES, para Governador RENAN FILHO x BIU DE LIRA, resta, pois saber quem o Governador Teotônio Vilela irá apoiar no segundo turno para governador é claro que para Presidente irá apoiar AECIO NEVES, e o Senador e candidato Benedito de Lira ira apoiar AECIO NEVES para Presidente e naturalmente barganhar o apoio do Governador Teotônio Vilela, que por sua vez Téo ficará a vontade para decidir sem pressão alguma. Suponhamos que Teo Vilela apoie o Senador Biu. Seria mais constrangedor ainda testemunhar todos os Secretários que foram exonerados estarem lado a lado com o Governador Téo pedindo voto para o seu candidato predileto. Poderá ele remotamente apoiar o Candidato Renan Filho. Na verdade os políticos são meros jogadores que disputam interesses contando também com a sorte. Por isso que Téo Vilela tem esperança que o seu candidato AÉCIO NEVES seja o vencedor para ele ser nomeado a MINISTRO DO TCU, afinal é um cargo vitalício assim como podemos citar o exemplo do Ex- Governador Guilherme Palmeiras

  7. BRANCO NÃO TEM PAPA NA LINGUA

    Quanto à exoneração dos Secretario feito pelo Governador Téo, em detrimento de serem indicados pelos políticos faz parte da base aliada, porém tais políticos estarão em outro palanque fazendo parte da chapa do Senador Benedito de Lira, é obvio que seria um constrangimento para o governo manter os titulares das pastas em seus respectivos cargos. Seria ético que o Senador Biu tivesse solicitados a todos eles que entregassem os cargos, porém, nos dias de crise é difícil alguém pedir demissão do emprego. Esta eleição majoritária com certeza haverá segundo turno tanto para Presidente, quanto para governador. Para Presidente será DILMA x AÉCIO NEVES, para Governador RENAN FILHO x BIU DE LIRA, resta, pois saber quem o Governador Teotônio Vilela irá apoiar no segundo turno para governador é claro que para Presidente irá apoiar AECIO NEVES, e o Senador e candidato Benedito de Lira ira apoiar AECIO NEVES para Presidente e naturalmente barganhar o apoio do Governador Teotônio Vilela, que por sua vez Téo ficará a vontade para decidir sem pressão alguma. Suponhamos que Teo Vilela apoie o Senador Biu. Seria mais constrangedor ainda testemunhar todos os Secretários que foram exonerados estarem lado a lado com o Governador Téo pedindo voto para o seu candidato predileto. Poderá ele remotamente apoiar o Candidato Renan Filho. Na verdade os políticos são meros jogadores que disputam interesses contando também com a sorte. Por isso que Téo Vilela tem esperança que o seu candidato AÉCIO NEVES seja o vencedor para ele ser nomeado a MINISTRO DO TCU, afinal é um cargo vitalício assim como podemos citar o exemplo do Ex- Governador Guilherme Palmeiras.

Comments are closed.