Alagoas é o único Estado do Nordeste apto a emitir nova carteira de identidade “para todos”
   21 de março de 2023   │     17:27  │  0

Apenas quatro Estados do Brasil estão totalmente preparados para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). E só um deles é do Nordeste.

De acordo com reportagem do UOL,  apenas nos Estados de Acre, Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina, os moradores podem obter a CIN em todos os institutos de identificação locais.

Alagoas atingiu a meta de emitir a nova carteira de identidade a todos em 13 de março. Os 43 postos de identificação do estado estão aptos a emitir a CIN para todas as pessoas, sem restrições.

Em outros 10 Estados a emissão é feita de forma parcial, enquanto em 13 não foi sequer iniciada. O prazo previsto para o início da emissão em todo o país era o mês de março de 2023. A nova carteira de identidade começa a ser emitida em Alagoas neste mês de março. O agendamento para a emissão poderá ser feito começa a partir do dia 6 (veja mais abaixo como fazer) e a primeira via é gratuita.

Para garantir a emissão da nova identidade, é preciso agendar atendimento em uma das Centrais Já!, em Maceió ou no interior, no site da Seplag (clique aqui). Após o atendimento, os primeiros documentos no novo modelo devem começar a ser emitidos no dia 13 de março.

A Carteira de Identidade Nacional traz uma identificação única, por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), em todo Brasil. O RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos Para quem tem mais de 60 aos, o RG atual ainda será aceito “por prazo indeterminado”.

Para garantir a emissão da nova identidade, é preciso agendar atendimento em uma das Centrais Já!, em Maceió ou no interior, no site do Instituto de Identificação de Alagoas  (clique aqui). Os primeiros documentos no novo modelo começaram a ser emitidos no dia 13 de março.

Leia aqui a reportagem do UOL: Só 4 estados oferecem nova carteira de identidade a todos

(Foto: reprodução Agência Brasil)