Alfredo Gaspar não será candidato a prefeito de Maceió: “vou apoiar JHC”, diz deputado
   9 de novembro de 2023   │     20:20  │  0

Em 2020, Alfredo Gaspar de Mendonça e João Henrique Caldas, JHC (PL), disputaram o segundo turno na eleição de prefeito em Maceió. Após fortes acusações na campanha, a rivalidade entre os dois se manteve até as eleições de 2022.

Gaspar conseguiu ser eleito deputado federal pelo União Brasil,numa chapa que foi esvaziada, ao mesmo tempo, pelo grupo do governador Paulo Dantas e pelo grupo de JHC. Tanto o governador, quanto o prefeito da capital conseguiram contribuir para algumas desistências na chapa.

Passado primeiro turno da eleição de 2022, JHC deu uma guinada à direita, estabeleceu aliança com Arthur Lira e, de quebra, levou Gaspar para participar com indicações de cargos no município.

O filho do deputado federal, Carlos Mendonça Neto, é atualmente o secretário Municipal de Desenvolvimento Habitacional. O deputado teria também indicado o secretário de Saúde do município, o médico Luiz Romero.

Com a aliança estabelecida, Gaspar fez o que dele se espera. Esta semana, após fortes especulações de que poderia ser novamente candidato à prefeito de Maceió, o deputado federal negou que vá concorrer. E aproveitou para avisar que já definiu apoio à reeleição de JHC.

As declarações foram dadas em entrevista ao jornalista Lula Vilar. Veja trechos da entrevista.

– “Eu estou gostando do exercício do meu mandato. Meu foco tem sido o trabalho que estou desempenhando aqui em Brasília e na busca por ajudar Alagoas e Maceió. Então, eu não sei de onde partem estas especulações. O que eu posso dizer – com toda certeza – é que este assunto não parte de mim. Não tenho pretensão de candidatura”, colocou.

– “Quando fizemos esta composição, a minha obrigação é a de ajudar Maceió, ajudar o município, a cidade. Eu vi o caminho da aliança política como a forma mais eficiente para produzir estes resultados. Vou ter, por exemplo, direito a emendas e ajudar ainda mais em algumas políticas públicas para o município. A composição foi com esta possibilidade”, destacou o parlamentar do União Brasil.

– “Pode dizer que eu apoio a reeleição do prefeito JHC. Eu não sou candidato (à Prefeitura de Maceió)”.