Apesar de pesquisas, analista político aponta vitória de Aécio Neves
   23 de outubro de 2014   │     18:16  │  35

O analista político Marcelo Bastos virou uma espécie de “vidente” da política alagoana. Em 2012 ele acertou, com antecedência, o nome dos eleitos para a Câmara de Vereadores de Maceió. Nas eleições deste ano, as previsões para a eleição de deputado federal (http://wp.me/p2Awck-213) e deputado estadual (http://wp.me/p2Awck-21f) publicadas aqui foram certeiras.

“Analisando as eleições em Alagoas, pelas minhas projeções acertei os 9 eleitos das 9 vagas para Deputado Federal e acertei 25 eleitos das 27 vagas para Deputado Estadual”, disse Marcelo durante entrevista para a Rádio Jornal AM.

Agora o analista político e professor Marcelo Bastos, contrariando os últimos resultados das pesquisas, aponta a vitória do candidato Aécio Neves, do PSDB, no segundo turno das eleições para presidente.

Para Marcelo, os erros dos institutos de pesquisa devem se repetir: “o Data Folha e o Ibope, os dois principais institutos de pesquisas do Brasil erraram de uma forma grosseira as pesquisas no primeiro turno”, diz.

Ele Explica: “na última pesquisa do primeiro turno Data-Folha, a candidata Dilma tinha 20% a mais que o candidato Aécio, na pesquisa de boca de urna do Ibope do 1° turno, ela aparecia com 14% a frente do Aécio e ao totalizar a apuração do 1° turno, a diferença da candidata Dilma foi de apenas 8%. Outros institutos apresentaram resultados mais próximos do resultado oficial do primeiro turno, entre eles Isto é –Sensos e o Veritá”.

O Data-Folha, frisa Marcelo Bastos, nas últimas pesquisas no segundo turno  apresenta sempre a candidata Dilma com a diferença de 4% dos votos válidos em relação ao candidato Aécio.

“Neste segundo turno não tem nenhum fato relevante que venha fazer a candidata estar na frente do candidato Aécio. Ambos têm o mesmo tempo no guia eleitoral, nos três debates o Aécio teve melhor desempenho, tem o apoio de toda a oposição inclusive da Marina e se intensificaram as denúncias sobre os escândalos dos desvios da Petrobras. Diante de todos esses fatores mesmo assim a candidata Dilma cresce e o candidato Aécio diminui?”.

Marcelo considera “estranhas” as pesquisas do Datafolha no segundo turno.

“Lembrando também que o candidato Aécio ganha as eleições na Região Sudeste, Sul e Centro-Oeste e a candidata Dilma, apenas no Nordeste e Norte. O Instituto Veritá, na última pesquisa do segundo turno aponta uma vantagem para o candidato Aécio de 7% e Isto É – Sensos de 12% para o candidato Aécio. Diante de todos esses fatores e dos números disponíveis, não tenho nenhuma dúvida que no dia 26 de outubro o candidato Aécio Neves vai ganhar as eleições para o Presidente do BRASIL”, enfatiza.

Será?  Vamos esperar mais três dias para ver se Marcelo acerta de novo.

marcelo cursos

Marcelo Bastos durante entrevista na Rádio Jornal AM

COMENTÁRIOS
35

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Wenderson

    Quem foi na onda do analista quebrou a cara, inclusive o próprio, se o candidato fosse de outro partido poderia ter levado, mas PSDB todo mundo conhece, principalmente nós em Alagoas, o desgoverno do tucano Teo, um dos piores de todos os tempo, mostra como é a política do partido, como querer impor isso a toda uma nação? Que o PSDB fique o mais longe possíve do poder.

    Sugiro ao analista para as próximas análises utilizar os instrumentos científicos, búzios e cartas de tarô, pra ver se consegue melhor sorte. Kkkkkkkk

  2. Eduardo Conrado

    Bom, tudo que o Marcelo falou tem fundamento, só uqe é o povo que determina, acredito que a taxa de abstenções principalmente Norte e Nordeste, serão altas, Pesquisas Tracking de 3 bancos, entre eles Itaú e HSBC, deram Aécio na frente, assim como o Tracking Tucano, o Sensus, o Instituto Veritta e o CNT/DMA.Também há grande número de indecisos que devem optar por Aécio em maioria.As chances são boas, mas a expectativa é enorme claro, nada decidido, precisamos ter fé!

  3. marlene

    Amigos, não adiante, o Aécinho é o presidente do Brasil. Ele nos representa muito bem . Tem uma bela familia, tem uma histpria fantástica, está fadado a ser o presidentedo Brasil. Quanto a Dilma , já chega,está todo mundo mundo cansadissimo dessa turma petista. Precisamos mudar, se o PT fica, eles irão mnadar até na roupa que iremos vestir . Chega dessa turma. Vejam a Venezuela, Chaves prejudicou muito aquele país, pobre povo, agora querem tornar o chavismo uma religião. Que isso , minga gente. Vamos mudar, se não der certo , na próxima votaremos em outro candidato, o que não pode é ficar na repetição,. Não épossivel que o povo brasileiro, não entendeiu tantas denuncias . Ninguem merece, tchau Dilma vai curtir seu netinho fofo, deixa o Brasil andar .

  4. neri bertonceli

    votei em lula na primeira vez que ele ganhou logo depois que ele assumiu veio o mensalão fiquei com vergonha nunca mais voto no pt hoje tenho vontade de ir morar no Afeganistão talvez lá as pessoas tenham mais consciência do voto esse país aqui é um lixo lula e Dilma deveriam estar presos e digo mais eleitor que elege ladrão também devia ser preso se você não gostou vai tomar no cú cambada de analfabetos…

  5. Pedro

    UMA COISA VOS DIGO: QUEM VENCER A ELEIÇÃO, VENCERÁ POR UMA LARGA DIFERENÇA DE VOTOS…A GRANDE SURPRESA SERÁ A VITÓRIA DA DILMA…MEU VOTO SERIA 100% DA DILMA, SOMENTE NÃO É, POR UM DETALHE: TODOS OS PAÍSES CUJOS PRESIDENTES ELEITOS SÃO DEVOTOS DE CUBA ESTÃO TODOS NA M…A ARGENTINA, POR EXEMPLO, ERA O PAÍS EUROPEU DA AMÉRICA DO SUL, HOJE, A ARGENTINA PARECE MAIS O BRASIL DE 24 ANOS ATRÁS (RECEBIA O SALARIO DO MÊS TINHA QUE CORRER PARA O MERCADO, LEIS DE CONGELAMENTOS DE ALIMENTOS, PRATELEIRAS VAZIAS)…DILMA, SE A SENHORA GANHAR, POR FAVOR, DESALINHE-SE COM CUBA, ISSO NOS CAUSA TEMOR E MEDO…COM VENEZUELA, ATÉ TEM UM DESCONTO, MAS CUBA…POXA VIDA, 50 ANOS COMANDADA PELA MESMA PESSOA…CRIA A COMISSÃO DA VERDADE AQUI E MORRE DE AMOR POR CUBA…TOTALMENTE INCOERENTE…

  6. Carlos pereira

    Mas é claro que o Aécio vai ser o novo presidente do nosso Brasil. temos que tirar o PT. do meio político e da presidência e ponto final e tenho dito.

  7. Carla

    Lendo os comentários, percebo que aqueles a favor da Dilma justificam seu voto em dados concretos, como melhoria de vida, poder de compra, salário, educação, etc. Já os pró-Aécio têm o discurso marcado pelo ódio, com palavras de baixo calão, sem argumento, com palavras preconceituosas. Gente, é o nosso futuro, o futuro dos nossos filhos que está em jogo. Aqueles que têm tanto ódio do governo do PT, parem, reflitam e vejam tudo o que conquistaram ao longo desses últimos doze anos. Quantos hotéis abriram em nossa Alagoas, restaurantes, shoppings. Se sua vida não deu aquele grande salto, tenho certeza que ela também não piorou. Eu mesma conquistei tanta coisa, tenho tanto orgulho disso. Trabalhei muito e conquistei tudo o que tenho, mas reconheço as oportunidades que foram criadas. Ao contrário da época do FHC, quando eu trabalhava os três horários como professora e o meu dinheiro não dava para nada, nada. Pensem direitinho, deixem de ódio no coração. Abraço a todos.

  8. Eleandro Borges

    Amigos concordo plenamente com o Marcelo Bastos, o Aécio será o Presidente e o grande vitorioso será o povo Brasileiro.

  9. melquiades

    gostaria de saber como centros de pesquisas como IBOP e data folha dão essa vantagem a Dilma sendo que agora em estados que Aécio perdeu esta ganhando como minas gerais,quem ganhou foi só Aécio Dilma só vem perdendo e a unica que esta perdendo em estados que ganhou

  10. marcio

    Embora o Aécio tenha vantagem nas regiões mencionadas, é bom observar que tais vantagens estão em queda. Dilma tem crescido em todas as faixas de renda, escolaridade, sexo e etária. Pesquisas mostram tendências e a tendência de subida do Aécio no primeiro turno restou evidente em todas as pesquisas. Alguns institutos captaram melhor essa tendência e se aproximaram mais do resultado das urnas. De qualquer forma, Dilma venceu o primeiro turno e isso todos os institutos também indicavam. Nesse segundo turno, mesmo institutos como o sensus e veritá indicam a melhora de Dilma e queda de Aécio. Importante observar que todos os institutos erraram em alguns estados. O veritá errou em Goiás, pois indicava vitória no primeiro turno de Perillo, o que não aconteceu. Na Bahia os institutos também não captaram a vitória do candidato do PT, no primeiro turno. Então, acho que não devemos desprezar as pesquisas, pois ao longo de anos institutos como o DATAFOLHA e IBOPE tem indicado o vencedor das eleições presidenciais. De qualquer forma, Góias e Bahia indicam que o eleitor não se deixa influenciar tanto assim por pesquisas eleitorais e vota em quem ele quer.

  11. Nivardo

    O Aécio está predestinado a ser o Presidente do Brasil. Isso é uma trama do destino e não tem como evitar, nem com tentativas de fraudes que não dariam certo. O destino dele é ocupar o lugar do seu avo Tancredo Neves, que não deixaram (sic) assumir o posto de Presidente do Brasil…

  12. Observador

    Hoje o instituto Isto é Sensus divulgou pesquisa nos seguintes percentuais: Aécio Neves 54,6% e Dilma 45,4%.

    Foi divulgada hoje, dia 24/10/2014.

  13. Marcelo

    Parabéns Edivaldo Júnior pela independência em publicar uma matéria que contraria os interesses do dono da Organização Arnon de Mello. Mesmo que o meu comentário não seja publicado, fica registrada a minha solidariedade à sua coragem em publicar opinião divergente à linha editorial da Gazeta de Alagoas. Grande abraço e vamos à vitória com Aécio!

  14. Daniel Sã

    Democracia é você aceitar a opinião do outro. O que não concordo e estou odiando nesta última eleição é que as pessoas não estão se respeitando quanto às suas vontades. O voto é secreto e assim deve sê-lo. É triste ver os meios midiáticos tentando criar vertentes oportunistas de voto como tem feito o jornal Gazeta de Alagoas. É triste e por esta razão cancelei minhas duas assinaturas (Immpressa e Digital). Espero jornalismo sério, não, um jornalismo subserviente aos mandos e desmandos da sociedade.

  15. Elson Folha

    O nome foi apropriado “Vidente”, tá mais próximo de Mãe Diná, uma análise desprovida de qualquer sentido cientifico. Tá mais para panfleto.

  16. SOARES

    Marcelo Bastos está certissimo, é isto que vai ocorrer no domingo, estas pesquisas do Ibope e datafolha não tem credibilidade, despois dos erros absurdos no 1º turno.

  17. Cesar campos

    Com todo respeito, acredito que o cientista politico esta totalmente equivocado. Cada eleicao tem uma historia e nao temos como comparar uma eleicao de deputados em Alagoas para uma campanha majoritaria, seja de governador ou presidente, ate porque fazer previsao de quem se elege aqui em nosso estado para deputado nao e dificil quando se conhece as bases eleitorais de cada candidato e ser sabedor do fator compra de votos.
    Alem ate os mais leigos sabem que a eleicao presidencial deste ano esta sendo totalmente atipica por um fator preponderante, a morte do candidato Eduardo, Campos que catapultou a Marina pros primeiros lugares e, depois do seu declinio, fez o mesmo com o Aecio.
    O cientista quando fala que nao houve fatos novos esquece que todos os dias na TV o eleitor e bombardeado por fatos que os influenciam para a sua escolha, e nesse bombardeio fica muito claro que a candidata Dilma leva muita vantagem por apresentar muito mais argumentos positivos que seu adversario, seja no lado racional dos numeros, seja pela exposicao do lado pessoal negativo de cada um.
    De qualquer forma domingo a noite ficara claro que o cientista esta totalmente errado e ganhara a melhor!

    1. MarceloG

      Gostaria que internauta Cesar Campos enumerasse quais são os tais “argumentos positivos” que Dilma apresenta, ou será que o prezado acha positivo a roubalheira generalizada que tomou conta do governo? Talvez ache positivo os números pífios da nossa economia em recessão ou a inflação galopante que corrói o poder de compra da população. Das duas uma: ou você está se beneficiando das maracutaias desse governo corrupto até a medula, ou está vivendo fora da realidade.

      1. Cesar campos

        Na verdade amigo, vivo do meu trabalho desde os 14 anos de idade. E quando falo de numeros, eis que estao a disposicao de qualquer cidadao; E so saber busca-los e ter disposicao para tanto. Feito isso e so fazer a comparacao entre as administracoes do governo do PSDB na administracao do Presidente Fernando Henrique e do PT quando administrado pelo Presidente Lula e pela presidenta Dilma.
        Para facilitar vou lhe passar uma pequena amostra:
        Na Educacao:
        PSDB – Fez 11 Escolas tecnicas
        PT – Fez 422 Escolas tecnicas

        Agricultura
        PSDB – Aplicou 3 bilhoes na agricultura a juros de mercado
        PT – Aplicou 24 bilhoes a juros 6./. Ao ano com rebate de 20./. De juros e capital

        Falo PT para facilitar e nao ficar citando nomes dos presidentes, mas nao sou petista. Sou totalmente apartidario e voto sempre no candidato que achar melhor. Por exemplo: Se morasse em Sao Paulo votaria em Geraldo Alckmin por se tratar de grande administrador.
        Com relacao ao tema da corrupcao, infelizmente essa praga esta entranhada em todo nosso sistema politico e nao e exclusividade do PT nem do PSDB, e de todos, inclusive de nos cidadaos, pelo menos a maioria.

        1. Cesar campos

          Com relacao a “inflacao galopante”, quem entende um pouco de economia sabe que a inflacao em niveis controlados e necessario e existentes nas economias dos paises que adotam o livre mercado, e a nossa inflacao se enquadra perfeitamente nesse conceito.
          Seria interessante quando voce fala em numeros pifios voce olhar para o crescimento incrivel que nosso pais teve nos ultimos doze anos.
          -Olha pra quantidade de carros novos que todos os dias entram em nossas ruas;
          -Veja quantas motos sao compradas anualmente
          – Veja como nossos aeroportos estao cheios, inclusive de pobres;
          – Observe que saimos do mapa mundial da fome;
          – Milhoes de brasileiros passaram a ser consumidores;
          – Veja quantas TVs de Led sao vendidas anualmente;
          – Observe como ficou facil fazer um financiamento;

          Esses sao uns poucos indicativos de que nossa economia vai muito bem obrigado. Poderia ficar escrevendo por horas aqui mas nao tem tempo.

          A questao e que muita gente que nao esta satisfeita com o governo atual se beneficia indiretamente de suas acoes e nao sabe disso. O tal “bolsa familia” que tanto se critica e o maior sistema de distribuicao de renda do mundo, que beneficia nao somente o pobre, mas todas as classes socais. E a fundamental circulacao do dinheiro por muitas maos. O pobre gasta seu dinheiro no mercadinho, que compra no atacado, que compra no distribuidor, que compra na fabrica. E todos ganham.

          1. Bartolomeu

            concordo com vc Marcelo, as pessoas sofreram no govern fhc. Fernando h cardoso disse que as pessoas que votam no pt são ignorantes discordo.as pessoas que votam no PT são as pessoas que passaram fome em seu governo,

          2. 'martins

            Cesar, aqui também achei interessante as suas observações e achei que devia também fazer algumas observações a respeito, então vamos lá.
            Você diz com outras palavras o que vou reproduzir com as minhas, que quem entende de economia sabe que para haver crescimento deve haver um pouco de inflação e que país desenvolvidos são provas disso. Eu não sou economista, mas também não sou tão rudo que não possa discordar de tal entendimento. Pois bem, ‘a candidata a presidente’ disse em dois debates agora no segundo turno, que uma inflação de 3% significa na pratica uma taxa de desemprego de 15%! Eu fico pensando onde ela tirou essa formula que chega a esses números. Os históricos de inflação e taxas de crescimento de países desenvolvidos desmentem essa barbaridade, mais o painel de de taxas de crescimentos de nossos vizinhos na America Latina e suas respectivas inflações desmentem essas afirmações. Os países desenvolvidos crescem muito mais do que o Brasil e com inflações abaixo de 2% ao ano, os vizinhos nossos crescem muito mais do que Brasil com inflações abaixo de 5%.
            O que eu acho que o nacional desenvolvimentismo da Dilma está ultrapassado, como também o seu keynesianismo que protagoniza a intervenção do estado na economia como o único indutor do crescimento em detrimento do livre mercado.

          3. 'martins

            Dando sequencia no seus apontamentos do aparente sucesso das politicas econômicas de Dilma para apontar o seu sucesso como candidata.
            Acontece Cesar que é clássico para uma boa parte de governos ao redor do mundo achar que é saudável aplicar politicas econômicas de expansão monetárias, que é o que está ocorrendo no Brasil via créditos disso e daquilo sem aliar a essas politicas outras providencias de natureza fiscal focadas nos gastos públicos. É verdade que a expansão monetária provoca uma sensação de progresso e desenvolvimento econômico, só que essas politias tem pernas curtas, duram pouco, são limitadas por si só, ou sejam, elas tem que estar aliadas a outras politicas, coisa que o governo Dilma não fez, ou por miopia e por não acreditar, ou por motivos eleitorais se aventurou por tais caminhos. O governo fabricou a inflação e tenta desesperadamente controlá-la por métodos também já conhecidos na historia da economia que nunca renderam os resultados esperados. Que as pessoas não fiquem iludidas com piruetas heterodoxas em termos econômicos, porque não existe almoço de graça, a conta chega mais hoje ou amanhã.

        2. 'martins

          Cesar, você diz que não é PT, já imaginou se fosse?! O que me chamou atenção na sua citação foi esse valor de investimento na agricultura, citando para isso valores nominais na moeda corrente (R$) comparando os dois valores nominais citados para períodos diferentes e distantes entre si. Você desconsidera a inflação que esses números trazem embutidos. Vou ilustrar com um exemplo bem simples para o nosso entendimento: após o lançamento do plano real em julho de 1994, eu comprava um pãozinho francês de 50 por apenas 5 centavos, hoje eu gasto 50 centavos para comprar o mesmo pãozinho, portanto não é correto eu falar que os 50 centavos de hoje é um valor maior do que aqueles 5 centavos daquele tempo, pelo menos em relação ao pãozinho. Esse exemplo ilustra mais ou menos o quanto é relativo tratar de valores de uma moeda de forma apenas nominal querendo comparar dois períodos distantes entre si.

    2. Ana Behibak

      Interessante o raciocínio de um petista, se não fosse trágico e absolutamente prejudicial ao Brasil. Os fatos novos que poluem nossos olhos e ouvidos diariamente, dão conta do envolvimento da candidata Dilma e seu mentor Lula, em todos os atos de corrupção e de desvios de dinheiro público desde que assumiram o poder.Entre chefes de quadrilha, doleiros, diretores, ministros, todos envolvidos num mar de lama sem precedentes no Brasil, só sendo ignorante e analfabeto político, para acreditar que o povo brasileiro elegerá essa corja novamente. Acabou, é o fim da era lulopetista, graças a Deus!

      1. Bartolomeu

        vote em aecio e assista o brasil voltar a pedir dinheiro ao FMI,assista o desemprego chegar eo pao de seus filhos irem embora.

        1. 'martins

          Pois é Bartolomeu, agora vamos ver, a Dilma ganhou, mas graças a deus não contou com o meu voto, por isso estou de consciência tranquila que não contribui para tirar o pão de ninguém. Eu torço que a presidente tenha a habilidade para administrar a pior herança maldita, só que dessa vez os petistas não podem mais olhar para o retrovisor do passado, pois eles herdarão problemas que eles mesmos criaram e dependerão de suas próprias capacidades para administrá-los. O Brasil é o lanterninha da America Latina em termos de crescimento econômico, a industria está com a produção em marcha ré com taxas de investimentos que tinha lá no governo Juscelino, a politica de combate a inflação está cada vez mais cara para ser implementada, pois os índices teimam em permanecer em ficar acima do teto da meta mesmo com um crescimento pífio. A presidente terá que por as barbas de molho porque a economia voltou a crescer nos estados unidos e isso deverá elevar as taxas de juros pelo FED fazendo um caminho de volta do dólar e secando a fonte por cá. Mas talvez o pior capital nessa historia toda ai é o capital politico da presidente que não conseguiu uma vitoria com larga vantagem, a coisa ficou pau a pau, e isso pesa na balança no cenário politico, talvez isso seja bom para o Brasil, pois agora existe oposição e gente que quer mudanças alem dos eleitores da Dilma.

  18. Luiz Paulo

    Eu também concordo plenamente!!! Aécio se tornou a paixão do Brasil, todos e em todos lugares só falam que vão votar no Aécio. Depois da eleição de Fernando Color pra presidente na década de 90, Aécio é outro fenômeno que está deixando o Brasil repleto de fé na mudança pra melhor!

Comments are closed.