Após 14 meses, Cunha deixa UB e se filia ao Podemos
   14 de junho de 2023   │     15:58  │  0

No dia 2 de abril de 2022, o último prazo permitido pela Justiça Eleitoral, o senador Rodrigo Cunha anunciou em carta a troca do eu antigo ‘ninho’, o PSDB pelo União Brasil.

A mudança partidária foi acompanhada de críticas de adversários. Então pré-candidato a governador, o senador foi acusado de “se vender” por R$ 20 milhões, numa manobra de Arthur Lira (PP). Na verdade esse era o valor prometido de fundo eleitoral e partidário.

A permanência de Rodrigo no UB após as eleições para o governo sempre foi colocada em dúvida, até porque todo o controle do partido – ainda hoje – é do presidente da Câmara dos Deputados, através do seu assessor Luciano Cavalcante, que continua na presidência do diretório estadual em Alagoas, mesmo após ter sido alvo da operação Hefesto da PF.

Nesta quarta-feira (14/6), após 14 meses, Rodrigo desembarca do União Brasil e vai se filiar ao Podemos. O novo partido tem bancada menor do que o UB, tanto no Senado quanto na Câmara, mas pelo menos será um partido para chamar de “seu”.

Na nova legenda, que já passou por tantas mãos em Alagoas, Cunha será o presidente da estadual. Melhor para ele deve ser “descolar” a imagem de Luciano Cavalcante – e por tabela Arthur Lira – especialmente no momento em que ele é suspeito de uso indevido de dinheiro público.

Versão oficial

Veja texto da assessoria

Rodrigo Cunha se filia ao Podemos e assume presidência do partido em Alagoas

O senador Rodrigo Cunha vai se filiar ao Podemos (PODE) e será o novo presidente do partido em Alagoas. O ato de filiação de Cunha acontecerá nesta quarta-feira (14), às 16 horas, em Brasília, com a presença de membros da bancada do Podemos na Câmara e no Senado, e da presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (PODE/SP). Com a chegada de Cunha ao partido, a expectativa é de crescimento do Podemos em Alagoas, com articulações e reflexos na disputa eleitoral municipal de 2024.

“Com esta filiação, iniciamos um novo ciclo em nossa jornada política, de luta e de defesa da cidadania. E, neste contexto, 2024 é um de nossos horizontes. Queremos diretórios e lideranças do Podemos em todos os municípios de Alagoas E sob minha presidência, queremos desde já convidar todos aqueles que acreditam em Alagoas, e que estão vendo que nosso estado segue nas mãos de gente não interessada na melhoria de vida de nosso povo, a se juntar a nós em um movimento de resgate do respeito à nossa terra”, disse o senador.

Com quase 400 mil filiados em todo o país, o Podemos conta com uma bancada de 18 deputados na Câmara dos Deputados, a oitava maior da Casa, à frente de PDT, PSB e PSDB. No Senado, a banca é de 7 parlamentares, agora 8 com a chegada de Rodrigo Cunha. Serão 48 deputados estaduais, 198 prefeitos e 3.045 vereadores em todo o País.

“Quero externar minha gratidão a todos do União Brasil, partido que me acolheu, inclusive nas últimas eleições. Mas o momento é de dar passos adiante e seguir. Seguir não somente em um projeto pessoal, mas em um projeto de desenvolvimento real e concreto para todos o nosso estado, contra a farsa e a mentira daqueles que hoje detêm o poder em Alagoas. Começo um novo tempo em minha trajetória, e sei que vamos criar um grupo unido e coeso que lute pela mudança do triste cenário político atual em que vivemos”, concluiu Cunha.