Aprovação de empréstimo mostra “tamanho” da oposição na ALE a Paulo Dantas
   29 de março de 2023   │     19:40  │  0

Uma manobra regimental do líder do governo na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Sílvio Camelo (PV), possibilitou a aprovação do projeto de lei 1077/22, de autoria do Executivo a “toque de caixa”, literalmente.

O projeto que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto a instituições financeiras com a garantia da União no valor de até R$ 1.127.602.299,24 foi aprovado na terça-feira (28/03) pela Assembleia Legislativa Estadual em para primeira e segunda votação com apenas um voto contrário – o deputado estadual Fernando Pereira (PP).

A articulação para a aprovação da matéria foi feita conjuntamente com o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor (MDB) e com o líder da maioria, Bruno Toledo (MDB).

Ao final da votação, Camelo avaliou com alguns colegas que a votação pode ser considerada como um “termômetro” da bancada do governo, dada a sua importância.

Sem dúvidas, a matéria é de grande interesse do Palácio dos Palmares e seria uma “oportunidade” para a oposição fazer barulho.

O problema é que restaram poucos deputados na oposição ao governo. Entre os 21 deputados presentes a sessão de ontem, apenas Pereira ficou contra. Entre os seis ausentes (Cabo Bebeto, Gabi Gonçalves, Dr Wanderley, Rose Davino, Antônio Albuquerque, Galba Novaes) apenas um é declaradamente de oposição (Cabo Bebeto), restando dúvidas (do blog) sobre o posicionamento da deputada Gabi Gonçalves.

O projeto

De acordo com a proposta, os recursos empréstimo que deve ser contratado no Branco do Brasil serão aplicados no “Programa Visão Alagoas 2030 e, entre outros pontos, prevê financiamento para obras de infraestrutura rodoviária, aeroportuária e urbanização, dentro dos programas Alagoas de Ponta a Ponta, Minha Cidade Linda, Conecta Alagoas e do projeto do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi.

“Os projetos citados demonstram a intenção do Estado de aumentar e integrar programas de infraestrutura logística e urbana que já apresentaram excelente resultados, além de alavancar o projeto de construção do Aeroporto de Maragogi, que irá dinamizar a economia de todo o Estado”, diz parte do texto encaminhado à ALE, em dezembro do ano passado, pelo Poder Executiva.

Veja aqui como foi a sessão em (minuto 26)