Burocracia emperra liberação de empréstimo de R$ 1,8 bi para usinas de AL
   21 de abril de 2016   │     10:09  │  8

O Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (COFIG) autorizou o empréstimo de U$ 500 milhões – o que corresponde a cerca de R$ 1,8 bilhão, pela cotação atual do dólar – que será contraído pelas usinas do Nordeste junto ao Credit Swiss Bank.

Apesar da decisão, o comunicado sobre a aprovação da transação financeira ainda não foi encaminhado para os bancos.

O mais difícil, segundo um empresário do setor sucroalcooleiro de Alagoas, foi conseguido pelo governador: “Renan Filho conseguiu que o Cofig realizasse na semana passada uma reunião extraordinária para aprovar a operação. Até hoje (20 de abril), mais de uma semana depois, o conselho não oficializou a decisão para os bancos”, relata.

O processo se arrasta desde dezembro de 2015. Com os prazos apertados, existe risco de Alagoas perder a operação pela demorara.

A liberação da operação de crédito, que tem como garantia a antecipação do recebimento das cotas preferenciais de exportação do Brasil aos Estados Unidos via Fundo de Garantia à Exportação (FGE), também está vinculada a aprovação da Medida Provisória (MP) 701/2015 cujo relatório final foi aprovado esta semana na Comissão Mista do Congresso Nacional.

Se não for aprovada na Câmara Federal e no Senado até 17 de maio, a MP perderá a validade e, consequentemente, invalidar a obtenção do financiamento internacional das usinas alagoanas e nordestinas.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Edson

    Edivaldo bom dia! Você acha que com essa turbulência politica que está em Brasilia a câmara e o senado aprovarão essa MP ? A sobrevivência do setor sucroalcooleiro de nosso estado depende desse empréstimo. Estamos vivendo uma crise sem precedentes no setor. Milhares de pessoas perdendo emprego as empresas atrasando salários e fornecedores, só para exemplificar o tamanho do problema. Que o congresso tenha compaixão de nos.

    1. Edivaldo Júnior Post author

      Realmente, o momento é muito complicado, mas tem sim espaço para a aprovação. A votação deve sair esta semana.

    2. Luciana

      Alguma notícia sobre o empréstimo? o prazo està correndo e nada da liberação… é algo muito preocupante, pois as Usinas dependem desse empréstimo, caso contrário,será um caos!!

      1. Edivaldo Júnior Post author

        Continua emperrado. Se o congresso não aprovar a MP a medida perde validade no próximo dia 17.

  2. Leandro

    Gostaria de ficar informado sobre esse emprestimo que as usinas de alagoas fizeram. pois tenho muito interesse nisso.

Comments are closed.